Multa moral conscientiza população no Maio Amarelo
A ação Multa Moral, que integra o Movimento Maio Amarelo, foi destaque na manhã desta sexta-feira (7), das 7h às 11h, na avenida Sampaio Vidal, no trecho entre as ruas Dom Pedro e Maranhão até as ruas Prudente de Morais e Armando Sales de Oliveira, com o objetivo de conscientizar a população quanto às vagas preferenciais de estacionamento.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Marília, Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) e Polícia Militar (PM), com apoio da Câmara, Secretaria de Direitos Humanos, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Apoio ao Deficiente Físico (AADEF), Princesa do Norte, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, além da professora de Educação Especial, Mary da Silva Profeta.
Representantes da Emdurb, entre eles, o presidente Valdeci Fogaça, e outros parceiros, além do deputado estadual Sargento Neri, participaram da ação.
Durante o evento, cadeiras de rodas foram colocadas em vagas rotativas de veículos, com o intuito de chamar a atenção quanto à imprudência dos motoristas que ocupam as vagas destinadas às pessoas com mobilidade reduzida e aos idosos.
O Movimento Maio Amarelo deste ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito”, com diversas ações realizadas por todo o mundo, para conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.
Para o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, a Multa Moral visa o respeito. “O objetivo mesmo é conscientizar os motoristas que estas vagas, seja de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida, não podem ser utilizadas para outros fins. Elas têm que estar à disposição desse público o tempo todo. Essas vagas são reservadas e têm que ser respeitadas por todos. E a população em geral aprovou, o que nos deixou muito satisfeitos.”
Fogaça agradece também a todos os parceiros. “Fiquei muito feliz com a presença do deputado Sargento Neri e do apoio que recebemos da Câmara Municipal. Os 13 vereadores estão engajados nessa luta para melhorarmos o trânsito da nossa cidade, para continuarmos reduzindo o número de vítimas nas vias públicas, assim como vários segmentos da sociedade civil.”
Presidente destaca que diminuição de acidentes já foi registrada. “Já conseguimos uma redução de 71% das mortes no perímetro urbano e queremos melhorar ainda mais. Para isso, porém, precisamos que os motoristas sejam conscientes e respeitem as regras de trânsito”, pontua.
MOVIMENTO
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.
Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. E o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.