MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 08 maio. 2021

Multa moral conscientiza população no Maio Amarelo

por Carolina Rolta

Faixa estendida no trânsito (Foto: Divulgação/Julio Cesar de Carlis)

A ação Multa Moral, que integra o Movimento Maio Amarelo, foi destaque na manhã desta sexta-feira (7), das 7h às 11h, na avenida Sampaio Vidal, no trecho entre as ruas Dom Pedro e Maranhão até as ruas Prudente de Morais e Armando Sales de Oliveira, com o objetivo de conscientizar a população quanto às vagas preferenciais de estacionamento.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Marília, Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) e Polícia Militar (PM), com apoio da Câmara, Secretaria de Direitos Humanos, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Apoio ao Deficiente Físico (AADEF), Princesa do Norte, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, além da professora de Educação Especial, Mary da Silva Profeta.

Representantes da Emdurb, entre eles, o presidente Valdeci Fogaça, e outros parceiros, além do deputado estadual Sargento Neri, participaram da ação.

Cadeiras são colocadas nas vagas (Foto: Divulgação/Julio Cesar de Carlis)

Durante o evento, cadeiras de rodas foram colocadas em vagas rotativas de veículos, com o intuito de chamar a atenção quanto à imprudência dos motoristas que ocupam as vagas destinadas às pessoas com mobilidade reduzida e aos idosos.

O Movimento Maio Amarelo deste ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito”, com diversas ações realizadas por todo o mundo, para conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Para o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, a Multa Moral visa o respeito. “O objetivo mesmo é conscientizar os motoristas que estas vagas, seja de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida, não podem ser utilizadas para outros fins. Elas têm que estar à disposição desse público o tempo todo. Essas vagas são reservadas e têm que ser respeitadas por todos. E a população em geral aprovou, o que nos deixou muito satisfeitos.”

Agentes fazem ação (Foto: Divulgação/Julio Cesar Carlis)

Fogaça agradece também a todos os parceiros. “Fiquei muito feliz com a presença do deputado Sargento Neri e do apoio que recebemos da Câmara Municipal. Os 13 vereadores estão engajados nessa luta para melhorarmos o trânsito da nossa cidade, para continuarmos reduzindo o número de vítimas nas vias públicas, assim como vários segmentos da sociedade civil.”

Presidente destaca que diminuição de acidentes já foi registrada. “Já conseguimos uma redução de 71% das mortes no perímetro urbano e queremos melhorar ainda mais. Para isso, porém, precisamos que os motoristas sejam conscientes e respeitem as regras de trânsito”, pontua.

MOVIMENTO

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. E o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Imagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionados
  • 2
    MN TV: Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentada
  • 3
    Engenheiro tem moto furtada em mercado durante as compras na zona norte
  • 4
    Irmãos são presos após resgate de pitbull tomado por carrapatos pelo SIG

Escolhas do editor

RODOVIAS
Trecho recém-reformado da BR tem nova intervenção em MaríliaTrecho recém-reformado da BR tem nova intervenção em Marília
Trecho recém-reformado da BR tem nova intervenção em Marília
CUSTEIO INDUSTRIAL
Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custosPrefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos
Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos
CLIMA
Frente fria traz chuva e derruba temperaturas no Dia das Mães em MaríliaFrente fria traz chuva e derruba temperaturas no Dia das Mães em Marília
Frente fria traz chuva e derruba temperaturas no Dia das Mães em Marília
REDE MUNICIPAL
Educação avalia medida emergencial para reforma em escola de MaríliaEducação avalia medida emergencial para reforma em escola de Marília
Educação avalia medida emergencial para reforma em escola de Marília

Últimas notícias

Roubo violento à residência, com agressão a idosos, é investigado pela polícia
Obra em rede de esgoto interdita trecho da avenida Tiradentes em Marília
Prefeitura entrega uniformes do SP Olímpico a alunos da rede municipal
Artefato explode em escola em Belford Roxo e fere 8 alunos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie