Marília ultrapassa 20% da população vacinada com ao menos uma dose
Marília ultrapassou, nesta sexta-feira (7), a marca de 20% da população vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19.
A cidade tem mais de 12% dos moradores com duas aplicações, o 23º melhor desempenho entre os 645 municípios de São Paulo. O indicador é positivo, já que, em população, a cidade é a 38ª maior do Estado.
Os dados da plataforma #VacinaJá do Governo Paulista apontam a soma de 79.182 vacinas aplicadas contra a Covid-19 no município, desde o dia 19 de janeiro, quando a primeira mariliense recebeu o imunizante.
Com a distribuição pelo Ministério da Saúde em ritmo lento, a campanha precisou de mais de três meses para que 29.136 pessoas em Marília (12,14%) pudessem ter, em seus cartões de vacinação, as tão esperadas duas doses da vacina.
Outros 50.046 moradores de Marília já iniciaram o esquema de imunização com a dose número um, o que representa 20,85% da população.
A Secretaria de Estado da Saúde informa já ter enviado ao município 98.386 vacinas. A diferença entre o total, que já consta como aplicado, se deve às inúmeras ações já planejadas (com datas definidas) e também às vacinas reservadas para segunda dose.
60 ANOS OU MAIS
Desde quarta-feira (5), com previsão de encerramento na tarde deste sábado (8), a cidade tem amplas ações de vacinação para pessoas com 60 anos ou mais. Nestes quatro dias, a previsão é disponibilizar um total de sete mil doses da AstraZeneca.
Na tarde desta sexta-feira (7), ainda existiam vagas para agendamento no link de cadastro, disponibilizado pela Prefeitura de Marília. As aplicações estão sendo realizadas no ginásio da Universidade de Marília (Unimar).
Neste sábado (8), a imunização ocorre, das 8h às 19h, com quatro mil doses.
“Solicitamos às pessoas dessa faixa etária, que façam o agendamento prévio através do link e respeitem o horário agendado, que será seguido rigorosamente. Desta forma, nós conseguimos organizar a ação e, assim, evitamos qualquer tipo de aglomeração”, destaca o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
A pasta informa que será obrigatória a apresentação de um documento com foto e o comprovante de agendamento do horário (impresso ou pelo celular). É importante lembrar que não será permitida a entrada de crianças.
Para tornar o atendimento mais rápido nos locais de vacinação no dia da 1ª dose, a Prefeitura pede para que os idosos façam um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, que não equivale a um agendamento, nem é obrigatório, mas contribui para melhorar a dinâmica do serviço e a rotina do próprio cidadão na hora da vacinação.
Os idosos, que receberam a dose contra o Influenza (gripe) com menos de 14 dias ou tiveram Covid ou dengue em até 28 dias, não podem receber a vacina. “Orientamos que aguarde os dias necessários para a imunização.”
Aproximadamente 6,1 mil marilienses – que ainda não têm 60 anos – entram em expectativa para a imunização contra a Covid-19 já na próxima semana.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou na última quarta (5) o acesso à vacina para novos grupos prioritários, como gestantes, pessoas com síndrome de Down, transplantados, deficientes e pacientes com comorbidades que já completaram 55 anos.
A previsão – conforme o Plano Estadual de Imunização (PEI) – é que a campanha acrescente mais 1,1 milhão de paulistas nos próximos dez dias.
A partir da próxima segunda-feira (10), a vacina deve estar disponível para pessoas com Down, pacientes que fazem terapia renal substitutiva, ou seja, dependem da hemodiálise para sobreviver, além de transplantados a partir dos 18 anos. Proporcionalmente, Marília deve ter 642 moradores incluídos.
Na próxima terça-feira (11), o Governo Paulista prevê que os municípios iniciem a vacinação contra a Covid-19 em mulheres grávidas e puérperas – que deram a luz em até 45 dias. Para ter acesso, elas devem ter comorbidades e ser maiores de 18 anos. São pelo menos 536 em Marília. Gestantes sem os fatores de risco e abaixo dessa idade terão que continuar na espera.
Conforme o PEI, o dia 11 também marca o início da imunização em pessoas com deficiência permanente, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e têm a partir de 55 anos. O Estado prevê 30 mil incluídos; Marília, proporcionalmente, tem pelo menos 161 habitantes com estes critérios.
Já na quarta-feira (12), a previsão é de vacinar quem tem doenças preexistentes e já completou 55 anos. O total em São Paulo é de 900 mil moradores, o que corresponde, por cálculo proporcional, a 4.817 marilienses.
Motoristas e cobradores do transporte coletivo serão vacinados a partir do dia 18 de maio. São 165 mil no Estado, com pelo menos 883 em Marília.