Prefeitura intensifica plantios de árvores e recupera nascentes
A Prefeitura de Marília tem desenvolvido um trabalho inédito, no qual identifica e recupera nascentes degradadas em áreas urbanas e refloresta áreas verdes.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e proteger áreas de preservação permanente, permitindo que as gerações futuras possam receber um meio ambiente sadio e equilibrado.
Segundo Cassiano Rodrigues Leite, chefe do meio ambiente e gestor ambiental, as ações já apresentam bons resultados, com destaque para a participação popular nos cuidados com as áreas recuperadas.
“Notávamos que, após a realização da limpeza em áreas públicas, novos descartes clandestinos eram realizados, causando transtornos aos demais moradores. Identificamos esses pontos e, em alguns deles, percebemos a existência de nascentes. Imediatamente iniciamos a visitação em cada um destes locais e desenvolvemos este grande projeto que contempla a gestão participativa”, comenta.
Leite conta que a maioria dos moradores destas regiões já não suporta os descartes irregulares e as queimadas urbanas. “Iniciamos a busca por estas pessoas de bem, que amam o meio ambiente e desejam uma cidade mais verde, com mais qualidade de vida. Os resultados estão nos surpreendendo. Muitos estão nos procurando para participar deste projeto, colocando Marília entre as cidades com boa qualidade ambiental para se viver”, destaca o gestor.
A Prefeitura segue o cronograma de trabalho, realizando a limpeza, o plantio e o cercamento das áreas, quando necessário.
“Os moradores colaboram com a rega das mudas plantadas e passam a observar se ocorrem novos descartes irregulares, orientando aos que descartam incorretamente a realizarem a entrega dos materiais no ecoponto existente na rua Joaquim Dias, 45, no bairro Nova Marília”, explica o chefe do meio ambiente.
Ele aponta que, aos poucos, o município tem conseguido reverter pontos que há anos eram utilizados como áreas de descartes irregulares, tornando estes espaços grandes áreas verdes, através do plantio de mudas nativas e exóticas, conforme a característica do local.
“Estamos com vários pedidos para desenvolvimento de ações semelhantes, e isso é muito gratificante, uma vez que os espaços públicos pertencem à população, e é justo que os moradores tenham acesso a estes locais, interagindo com o meio ambiente e cuidando da saúde do planeta”, salienta.
Com ações do tipo, é possível mudar a história ambiental da cidade, que atualmente possui o tratamento do esgoto e a destinação ambientalmente correta do lixo domiciliar, através de transbordo e plataforma licenciados, fiscalizados pela Cetesb.
“Temos 1.417 nascentes identificadas e estamos recuperando uma a uma, quando necessário, apresentando um alto índice de reflorestamento de vegetação nativa. Ainda estamos envolvendo a população na gestão participativa, onde conseguimos promover a educação ambiental, orientando os perigos sobre os descartes incorretos e as queimadas urbanas”, pontua o gestor ambiental.
O sucesso é comprovado através da Certificação da Qualificação Ambiental de Marília, avaliada pelo Programa Município Verde Azul.
“Isto nos motiva a continuar estes trabalhos, onde, atualmente estamos construindo um imenso parque sustentável na zona Norte do município, no bairro Montana 2. Já estudamos outras áreas para extensão deste projeto, contemplando, assim, as demais regiões de Marília. Estamos apenas iniciando um trabalho que incluirá Marília como modelo em sustentabilidade e exemplo a ser seguido.”
Informações sobre arborização urbana e projetos de educação ambiental podem ser obtidas através dos telefones (14) 3454-3400 e (14) 3401-2000.