MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 04 maio. 2021

Secretarias se unem no enfrentamento da violência contra a mulher

por Carolina Rolta

(Foto: Divulgação)

Na manhã da última sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marilia recebeu a visita ilustre da coordenadora da “Sala ComVida”, a advogada Adriana Tognoli, representante da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ambas as secretarias atuam no enfrentamento à violência contra a mulher, através de políticas públicas de denúncias, encaminhamentos e psicoterapia via Disque 100, Ligue 180 e o Centro de Referência de Direitos Humanos, Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (Creas), serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Marília.

A “Sala ComVida”, localizada na Galeria San Remo, na avenida Brasil, 116, sala 44-45, 2° andar – Centro (em frente ao Terminal Urbano), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tem o objetivo de fortalecer a prevenção da violência, bem estar e autonomia das mulheres e atende também às mulheres transexuais e travestis. O telefone para contato é o (14) 3434-2721.

“O encontro com o secretário Wilson Damasceno e sua equipe foi muito profícuo para alinharmos as ações conjuntas em benefício da qualidade de vida das mulheres do município, especialmente no enfrentamento da violência de gênero”, destaca.

Segundo Adriana, a equipe está de parabéns pelo atendimento humanizado que realizam para a população de Marília. “A secretária Wania Lombardi agradece a parceria da Secretaria dos Direitos Humanos e coloca a pasta à disposição no que lhe couber”, completa.

O Centro Referência de Direitos Humanos é um serviço que está sendo estruturado, de acordo com a secretaria, que fica localizada na rua Olavo Bilac, 369, no bairro São Miguel, e recebe denúncias – que podem ser anônimas – pelo telefone (14) 3401-4429 ou pelo Disque 100 ou pelo Ligue 180, com atendimento presencial restrito devido à pandemia, possui uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados, como psicólogos, enfermeiro e assistente social, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Para o secretario de Direitos Humanos, Wilson Damasceno, é muito importante esta união, diálogo entre as secretarias, e em breve será lançado o Programa Municipal de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher “Todos por Elas”. “Desafios são grandes, um deles é união entre setores, atuando em rede. Esse será primeiro passo e, em breve, haverá também novidades e lançamento deste programa em parceria com a Delegacia da Mulher de Marília, Polícia Militar, Defensoria Publica e Ministério Público entre outras instituições.”

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes locais:

– Secretaria de Direitos Humanos: (14) 3402-4411 ou pelo Facebook: #Direitos Humanos Marília e #Centro de Referência de Direitos Humanos. Endereço Rua Olavo Bilac, 369, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

– Sala ComVida: localizada na Galeria San Remo, na avenida Brasil, 116, sala 44-45, 2° andar – Centro (em frente ao terminal urbano), das 8h às 17h. Atendimento no telefone: (14) 3434-2721. Facebook: Sala ComVida.

– Creas fica localizado na avenida Brasil, 214 – Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Telefone: (14) 3432-3979.

O QUE É DISQUE 100 E O LIGUE 180?

Ligue 180 – a Central de Atendimento à Mulher presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Disque 100 – atende denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e acolhem denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente os grupos sociais vulneráveis, como discriminação racial, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), população carcerária entre outros, denuncias podem ser feitas de forma anônima, sem precisar se identificar.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie