Vacinação contra a aftosa quer atingir 107 mil bovídeos
Pecuaristas de Marília se preparam para a vacinação contra a febre aftosa em bovídeos – bovinos e bubalinos. Nas propriedades marilienses, são mais de 107,3 mil cabeças. Já na área regional do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), que compreende mais 12 municípios, o rebanho atinge 371,8 mil animais.
A aplicação começa em 1° de maio. Trata-se da primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença no Estado. A estimativa é que sejam vacinados, nos 645 municípios paulistas, 10,5 milhões de bovídeos de todas as idades. A vacinação de outros animais com o imunizante da aftosa é proibida.
O prazo para vacinação do rebanho termina no dia 31 de maio. A campanha é considerada estratégica e determinante para prevenção de uma doença que, quando ocorre, apresenta alto impacto comercial e na saúde do rebanho.
Com a maior crise sanitária da história recente, a recomendação é que os produtores rurais adotem meios mais seguros para a compra da vacina, evitando aglomerações em lojas.
“É importante reduzir contato social também na aquisição das doses. De preferência, recomendamos entrar em contato com as revendas e agendar, quando possível, a entrega na propriedade rural, no sistema delivery ”, orienta o veterinário Adriano Macedo Debiazzi, que responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Aftosa.
DECLARAÇÃO
O criador já sabe. Tão importante quanto vacinar é fazer a declaração de vacinação do rebanho. A documentação deve ser regularizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado da Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), no site www.gedave.sp.gov.br.
Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet, preencher e encaminhar por e-mail. A declaração está disponível em página específica, no site da Defesa Agropecuária do Estado.
Em último caso, o produtor pode entrar em contato com as regionais através dos telefones e endereços eletrônicos disponíveis no site da coordenadoria – www.defesa.agricultura.sp.gov.br – para verificar a melhor forma de realizar a declaração.
A data limite para a entrega do documento de vacinação é 7 de junho de 2021.