Como fizemos a reforma do apartamento 103 – Antes e depois
O apartamento 103 foi um daqueles projetos que dão gosto de fazer! As ideias fluíram, os clientes toparam e funcionou muito bem. No fim do processo o apê ganhou uma moradora viciada em plantas e um novo integrante, o Shelby, um American Bully encantador!
Os proprietários são um jovem casal. Super abertos a ideias novas! Eles vinham de um outro apartamento menor e optaram por esse por ser melhor localizado, no térreo e por ter uma varanda espaçosa e aconchegante. O apartamento fica no Essence Club House, empreendimento da Tack Incorporadora.
Era uma caixa em branco, estava todo novo, havia acabado de ser entregue pela construtora.
Sala, jantar, cozinha e lavanderia integrados, banheiro social, um quarto, uma suíte e a varanda.
O pé direito (altura do chão ao teto) do apê era um pouco mais alto que o convencional, o que possibilitou trabalhar com gesso sem nenhum problema.
Logo nas primeiras conversas, a grande maioria das referências deles eram modernas e predominavam as cores rosa, sempre mais clarinho, e verde menta.
Esse foi nosso partido para o projeto.
Sala de estar: a sala é um dos ambientes que dá para perceber bem como usamos as referências que eles nos passaram. Utilizamos a palheta de cores e o ar moderno.
As paredes ganharam tons verdes, salmão e cimento queimado.
A linhas são predominantemente retas, as ferragens escuras e uma iluminação direcionável. Como contraste aconchegante temos a madeira do rack, que equilibra as cores mais fortes.
Balcão cozinha/jantar: como temos tons fortes nos dois ambientes ao redor, a madeira veio de novo equilibrar. Ele faz a divisão desses ambientes e serve para as refeições rápidas do dia a dia.
A madeira segue na parede, criando um plano de fundo para as prateleiras, que funcionam como um coringa, podem ser decorativas, funcionar como um bar ou para abrigar as novas plantinhas.
Sala de jantar: É o coração da casa, o primeiro lugar que os olhos enxergam quando a porta se abre. Não por coincidência tem como plano uma parede toda de espelho, que não deixa nenhum detalhe passar despercebido.
As cores continuam, mas dessa vez um pouco mais escuras. Uma mesa redonda com tampo de vidro faz o espaço parecer maior e para completar, um aparador para as coisinhas da rotina e um bom café.
Cozinha: trocamos a bancada que era escura para abrigar as mudanças que faríamos e não deixar o espaço carregado.
Os móveis foram executados em um tom de verde oliva nos balcões debaixo e molduras pretas com vidro nos armários aéreos.
Mesmo o estilo predeterminado sendo o moderno, é sempre legal brincar com a mistura deles. O revestimento hexagonal e os puxadores com ar vintage fazem bem esse papel.
Corredor: ele é super pequeno nesse projeto e não queríamos delimitá-lo como hall, então usamos a mesma cor nas paredes e portas, dando a impressão de continuidade, de fazer parte daquele espaço.
Banheiro social: esse banheiro foi outro espaço que misturamos os estilos.
Ferragens pretas e cimento queimado são predominantes, mas usamos de novo um puxador vintage e dentro do box o revestimento com rejunte preto deu todo um charme.
Suíte: seguimos com as mesmas texturas e revestimentos. Aqui, um ponto importante é a iluminação. Ela é dimerizável, isso é, podemos controlar a intensidade do brilho, o que é ótimo para quando você quer uma iluminação mais baixa para ler, ver TV ou descansar.
Neste banheiro optamos pelo mesmo revestimento do anterior, mas com cor e forma de assentamento diferentes.