Governo do Estado libera comércio e cultos a partir de domingo
O Governo do Estado anunciou em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (16), que vai flexibilizar o Plano São Paulo por meio da chamada ‘fase de transição’, uma novidade, com duas semanas de liberações graduais.
Comércio e cultos religiosos estão autorizados em todo o território paulista a partir deste próximo domingo (18), com liberação, uma semana depois, do setor de serviços, que inclui restaurantes, salões de beleza e academias.
Na primeira semana – entre 18 e 23 de abril – as atividades comerciais passam a ser permitidas entre 11h e 19h. Os cultos religiosos serão permitidos com restrições.
Na segunda semana – entre 24 de abril e 30 de abril – também passam a ser autorizados os restaurantes, salões e barbearias, além de atividades culturais, entre 11h e 19h. Academias poderão abrir em dois períodos, das 7h às 11h e das 15h às 19h.
Serão exigido a imposição de 25% da capacidade de ocupação do estabelecimento e aplicação de protocolos sanitários rigorosos.
O toque de recolher entre 20h e 5h continua, assim como o teletrabalho para atividades administrativas não essenciais.
Também fica mantido o escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias.
O argumento apresentado para a flexibilização envolve a queda no ritmo de internações de pacientes com Covid-19 no Estado.
A ocupação estadual de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para quem está com a doença ficou em 85,29% nesta quinta-feira (15) – uma queda de quase dez pontos percentuais.
O Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9), entretanto, continua com uma ocupação preocupante, na casa dos 94%. Na cidade de Marília, especificamente, a ocupação segue em 100%, com dezenas de mortes na fila de espera por uma vaga de terapia intensiva.