Vinicius amplia influência e ganha indicação de líder do governo na Alesp
O deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) foi indicado, nesta quarta-feira (14), como líder do governo João Doria (PSDB) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), influência que deve beneficiar diretamente Marília. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do parlamentar e pela Casa Civil do Estado.
“Foi uma boa escolha do governador. O Camarinha tem sido parceiro do governo. Ele tem experiência e todas as condições para fazer um grande trabalho”, destaca o secretário da Casa Civil, Cauê Macris, que já chefiou a Assembleia Legislativa.
Em nota, o deputado destaca que ficou honrado com a indicação. “Isso significará uma responsabilidade a mais e uma forma de ajudarmos o Governo do Estado nas ações em defesa da população. É uma missão de relação entre governo e a Assembleia Legislativa. Trabalharei próximo ao governador e à Assembleia, para os melhores projetos para a população, Isso, evidentemente, irá fortalecer a nossa região nos pleitos que teremos dos nossos municípios e entidades”, diz Vinicius.
A atividade exercida pelo líder do governo é essencial no processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, deputado é responsável pela articulação política e trabalho de unificação das discussões junto aos partidos. “Vivemos em um momento de enormes desafios no Brasil e em São Paulo. É hora de somar, unir forças. Penso que tenha sido esse o espírito da indicação e é, nesse sentido, que vou desenvolver o trabalho”, avalia.
Na Casa de Leis, Vinicius já atua como líder do partido e costuma votar de forma alinhada com a gestão tucana.
Com a proximidade que tem na gestão estadual, o parlamentar e ex-prefeito de Marília hoje tem uma boa relação com o governador e seus secretários. Assim, possui livre trânsito no Governo do Estado.
Por outro lado, de acordo com o jornal O Globo, em publicação desta quinta, a “indicação de Vinícius Camarinha foi vista como sinal de união de esforços no governo paulista, mas desagradou Márcio França (PSB)”. O deputado inclusive teria virado alvo de ameaça de expulsão do partido, segundo o veículo da grande imprensa.
Vinicius foi secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia nos últimos meses de 2018, quando França assumiu o governo paulista. Ele era vice de Geraldo Alckmin (PSDB), que deixou o posto para disputar a Presidência da República.
Até então, ao menos em São Paulo, o PSB era visto como um forte aliado do PSDB, que há décadas governa o Estado.
Em julho de 2019, o Marília Notícia publicou uma matéria sobre o encontro de aproximação de Vinicius com Doria na casa do governador.
“Neste sábado (20), estive em um encontro com o governador em sua residência. Um bom bate-papo sobre o Estado”, escreveu o deputado em suas redes sociais na época.