Mais de mil deixam de tomar a segunda dose da vacina em Marília
Mais de mil marilienses que receberam a primeira dose contra a Covid-19 não retornaram para a segunda aplicação dos imunizantes até agora. Ou seja, 1.090 moradores que tomaram a vacina até o dia 17 de março deixaram de receber a segunda etapa e não concluíram o esquema necessário.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria da Saúde de Marília, após solicitação da reportagem do Marília Notícia, isso representa 3,73% dos 29.144 vacinados até aquela data.
A aplicação da segunda dose é fundamental para que seja possível alcançar a eficiência máxima das vacinas. No caso de alguns imunizantes, atualmente é discutida até mesmo a necessidade de uma terceira dose.
VACINÔMETRO
Até o final da tarde desta terça-feira (13), 47.970 doses de vacinas contra o coronavírus tinham sido aplicadas na cidade. Entre elas, 34.405 mil são referentes à primeira etapa e representam 14,30% de toda a população local.
Em relação à segunda dose, até agora 13.565 marilienses a receberam, o que abrange 5,6% deste grupo. Este número poderia ser 7,3% maior, caso não houvesse nenhum faltante.
De acordo com dados do Vacinômetro, mantido pelo Governo do Estado, Marília começou a imunização contra a Covid-19 como uma das cidades com ritmo mais acelerado.
No entanto, a velocidade tem caído. Se inicialmente o município estava entre os dez mais no quesito aplicação de doses, hoje não ocupa nem os 20 primeiros lugares.
No ranking que avalia o percentual da população que recebeu a primeira dose, Marília está na 206ª posição entre as 645 cidades paulistas.
A Prefeitura alega que recebeu doses a menos do que a quantidade de marilienses em algumas faixas etárias. O Estado nega e o Ministério Público investiga o caso.