Professores da rede municipal recebem prêmio nacional
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) ‘1, 2… Feijão com Arroz’ participou no ano de 2020 do concurso “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Itaú Social.
O objetivo era premiar e valorizar a Educação Infantil, reconhecendo a importância dos professores desta área, além de evidenciar boas práticas que foram realizadas com as crianças e suas famílias, no contexto da pandemia da Covid-19.
O Estado de São Paulo teve 34 práticas premiadas, sendo que duas delas do Sistema Municipal de Educação Infantil de Marília, idealizados pela Emei ‘1, 2… Feijão com Arroz’. A escola foi contemplada pelos projetos “Horta-Jardim na Escola” e “Para o meio ambiente: reciclar pode ser divertido”.
O Projeto “Horta-Jardim na Escola”, desenvolvido pelas professoras Jaqueline Rodrigues Ferreira e Sandra Aparecida Valentim dos Santos, surgiu a partir da Oficina de Ciências para as turmas de educação integral do Infantil I (crianças de 4 anos). O objetivo era construir um espaço pedagógico que possibilitasse vivências e aprendizagens a partir do contato com a natureza.
Foram realizadas diversas ações através do desenvolvimento do projeto, como o plantio feito pelas professoras, de forma sincronizada, de uma pequena horta na escola com plantas comestíveis, ervas aromáticas e medicinais. Também foram realizadas atividades e videoaulas pela plataforma “Educação em Casa”, com o objetivo de fomentar práticas alimentares mais saudáveis, com a participação das crianças na elaboração de receitas, além de contação de histórias sobre temática, realizada pela professora Tânia Maria Tolentino.
Já o projeto “Para o meio ambiente: reciclar pode ser divertido”, de autoria da professora Ellen Golfi, foi realizado com crianças de maternal II ( 3 anos de idade), e envolveu a temática meio ambiente e reciclagem.
Por meio de videoaulas, links e vídeos do YouTube, áudios e contatos pelo WhatsApp, aulas simultâneas e pelo Google Meet, a iniciativa levou as crianças a explorarem todos os campos de experiências por meio de vivências lúdicas com materiais que iriam para o lixo.
Com o objetivo de incentivar a criatividade e a sustentabilidade, projeto proporcionou às crianças a construção de instrumentos musicais, brinquedos, pinturas e desenhos. Além disso, alunos colaboraram com a construção de um parque de pneus na escola. Materiais foram separados pelas famílias, professores e funcionários.
Ambos os projetos premiados contaram com o apoio de toda equipe da escola, e colaboram para que os alunos e famílias continuem participando ativamente da vida escolar.
A supervisora de Educação Básica, professora Karina Carrião, e o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, estiveram na escola para parabenizar as docentes, equipe de direção, coordenação e servidores de apoio.
“Nesse momento tão incerto e desafiador que todo o planeta passa, ver o reconhecimento de práticas pedagógicas de sucesso da nossa rede municipal no âmbito nacional é algo que nos deixa gratos. Isso é fruto do empenho de cada servidor de nossas Emeis e Emefs, focando o trabalho para o desenvolvimento intelectual, moral e social de nossas meninas e meninos. O prefeito Daniel Alonso infelizmente não pode estar presente, mas pediu que trouxéssemos um abraço para todos, e parabenizou especialmente pela escolha da temática ligada à questão do meio ambiente”, concluiu Bochi.