Marília é uma das cidades que mais salvam vidas no país
Apesar da recente aceleração no número de óbitos, e do colapso no sistema de saúde local, Marília ainda pode ser classificada como uma das cidades que mais evitam mortes por Covid-19 em todo o Brasil. Entre os 150 maiores municípios brasileiros, Marília aparece na posição número 28 do ranking de menores taxas de mortalidade.
Recentemente o Marília Notícia mostrou que, neste quesito, a cidade estava em situação menos crítica do que a maioria dos municípios paulistas do mesmo porte ou que também são sedes de Departamentos Regionais de Saúde.
Agora, a reportagem ampliou o recorte para uma análise comparativa com base em dados nacionais, atualizados neste domingo (4) pelo Ministério da Saúde.
Um levantamento parecido foi publicado nos últimos dias pela revista Exame, da Editora Abril, com dados compilados pela consultoria Macroplan. O problema é que a listagem do veículo da chamada grande mídia traz somente dados das 100 maiores cidades do país – a qual exclui Marília.
O que a reportagem do MN fez foi aumentar o escopo das cidades com dados levados em conta. Neste caso, o portal checou a situação dos 150 maiores municípios brasileiros, que passa a incluir Marília.
Ranking
Para esse tipo de comparação, entre cidades com grande variação no número total de habitantes, é comum que se analise as mortes a cada 100 mil habitantes referentes a cada uma delas.
Neste caso, Marília aparece com uma taxa de 131,3 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade com menor índice no ranking é a mineira Sete Lagoas, com 241 mil habitantes e 55 mortes a cada 100 mil habitantes.
Em seguida, no segundo lugar, aparecer Petrolina (PE). A cidade pernambucana, inclusive, recebeu destaque na publicação da revista Exame.
O terceiro lugar no ranking do MN fica com a paulista Taubaté, com 74,2 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes.
Outras cidades paulistas que se destacam, inclusive com melhor desempenho do que Marília, são: São Carlos, em quarto lugar e 81,3 mortes a cada 100 mil habitantes; Embu das Artes (11º lugar e 100 mortes a cada 100 mil habitantes); Franca (15º lugar, 110 mortes por 100 mil habitantes); Limeira (20º lugar e 120,9 mortes por 100 mil habitantes); e Praia Grande (27º lugar e 131,1 mortes a cada 100 mil habitantes).
É importante destacar que pode haver variação entre os dados apresentados pelas prefeituras, estados e União, em decorrência do tempo necessário para atualização das informações entre os diferentes entes federados.