MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 05 abr. 2021

Marília é uma das cidades que mais salvam vidas no país

por Leonardo Moreno

Apesar da recente aceleração no número de óbitos, e do colapso no sistema de saúde local, Marília ainda pode ser classificada como uma das cidades que mais evitam mortes por Covid-19 em todo o Brasil. Entre os 150 maiores municípios brasileiros, Marília aparece na posição número 28 do ranking de menores taxas de mortalidade.

Recentemente o Marília Notícia mostrou que, neste quesito, a cidade estava em situação menos crítica do que a maioria dos municípios paulistas do mesmo porte ou que também são sedes de Departamentos Regionais de Saúde.

Agora, a reportagem ampliou o recorte para uma análise comparativa com base em dados nacionais, atualizados neste domingo (4) pelo Ministério da Saúde.

Um levantamento parecido foi publicado nos últimos dias pela revista Exame, da Editora Abril, com dados compilados pela consultoria Macroplan. O problema é que a listagem do veículo da chamada grande mídia traz somente dados das 100 maiores cidades do país – a qual exclui Marília.

O que a reportagem do MN fez foi aumentar o escopo das cidades com dados levados em conta. Neste caso, o portal checou a situação dos 150 maiores municípios brasileiros, que passa a incluir Marília.

Ranking

Para esse tipo de comparação, entre cidades com grande variação no número total de habitantes, é comum que se analise as mortes a cada 100 mil habitantes referentes a cada uma delas.

Neste caso, Marília aparece com uma taxa de 131,3 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade com menor índice no ranking é a mineira Sete Lagoas, com 241 mil habitantes e 55 mortes a cada 100 mil habitantes.

Em seguida, no segundo lugar, aparecer Petrolina (PE). A cidade pernambucana, inclusive, recebeu destaque na publicação da revista Exame.

O terceiro lugar no ranking do MN fica com a paulista Taubaté, com 74,2 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes.

Outras cidades paulistas que se destacam, inclusive com melhor desempenho do que Marília, são: São Carlos, em quarto lugar e 81,3 mortes a cada 100 mil habitantes; Embu das Artes (11º lugar e 100 mortes a cada 100 mil habitantes); Franca (15º lugar, 110 mortes por 100 mil habitantes); Limeira (20º lugar e 120,9 mortes por 100 mil habitantes); e Praia Grande (27º lugar e 131,1 mortes a cada 100 mil habitantes).

É importante destacar que pode haver variação entre os dados apresentados pelas prefeituras, estados e União, em decorrência do tempo necessário para atualização das informações entre os diferentes entes federados.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
  • 2
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 3
    Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
  • 4
    Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião

Escolhas do editor

DESASTRE AÉREO
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HCCuritibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
TRAGÉDIA
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em MaríliaPolícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagensDescontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
DESASTRE NA AABB
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreoMarília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo

Últimas notícias

Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Operação prende três suspeitos de integrar quadrilha que roubou fazenda em Garça
Comissão do Senado aprova novo piso salarial de médicos e dentistas
Conab: produção de grãos pode chegar a 358,6 milhões de toneladas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie