Defesa Civil apoia Projeto Eco Estação para coleta seletiva
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Marília inaugurará, no próximo dia 31 de março, sua nova sede, localizada na Avenida Tiradentes, 1.073, no bairro Fragata.
Por se tratar de um local estratégico, interligando diversos bairros do município, e a área possuir fácil acesso para carga e descarga, o responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Vandré Fernando dos Santos, autorizou a instalação de uma nova unidade de ecoponto para coleta seletiva, apoiando, assim, o Projeto “Eco Estação”, desenvolvido pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, em parceria com a Prefeitura de Marília, cumprindo-se, assim, a lei 7851/2015 – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município, que orienta quanto ao apoio aos catadores de recicláveis.
Segundo o responsável pela Defesa Civil, Vandré Fernando dos Santos, apoiar a coleta seletiva, além de engrandecer os trabalhos executados pela equipe, traz benefícios socioambientais de grandes impactos positivos à sociedade:
“A Defesa Civil tem por objetivo executar um conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social. Podemos dizer que é a participação da comunidade na defesa da própria comunidade. Desta forma, entendemos que apoiar a coleta seletiva, em promoção a ações socioambientais, também é papel da Defesa Civil, permitindo que nosso meio ambiente seja protegido, e que famílias possam garantir seus sustentos através de um trabalho digno, que gere rendas e inclusão social”, disse Vandré.
O ativista Ademar Aparecido de Jesus agradece o apoio recebido da Prefeitura de Marília. “Há anos lutamos para ajustar a coleta seletiva em Marília e esta administração nos abriu uma porta imensa, permitindo a instalação de ecopontos para entregas voluntárias. Estamos realizando a coleta de porta em porta, mas, com estes pontos fixos, aproveitamos melhor nosso itinerário, reduzindo despesas. Ainda, percebemos que muitas famílias desejam participar destes trabalhos, separando corretamente seus resíduos para reciclagem, mas, devido à correria do dia a dia, não os encontramos em suas casas. Com os Ecopontos disponíveis em locais estratégicos, qualquer cidadão poderá selecionar o melhor dia e horário para depositar seus materiais segregados, colaborando com esta importante ação ambiental em nossa cidade, e ajudando famílias que sobrevivem da coleta a manterem suas atividades neste momento difícil pelo qual passamos, em meio a esta pandemia”.
O Projeto Eco Estação possui duas unidades instaladas na rua 09 de Julho, ao lado do camelódromo, com previsão de inauguração desta unidade na Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil no próximo dia 31, quarta-feira. Outras duas unidades estão em fase final de construção, e serão disponibilizadas seguindo cronograma, priorizando grandes avenidas, com fácil acesso à população.