São Paulo vai iniciar vacinação de professores e policiais
O governador João Doria (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que o Estado de São Paulo vai começar a vacinar professores e policiais, dois grupos que demandam a imunização com urgência contra a Covid-19.
No dia 5 de abril o Estado começa a imunizar 180 mil profissionais da Segurança Pública, entre eles os militares, bombeiros, civis, peritos, agentes de segurança e agentes de escolta penitenciária, além dos guardas municipais da região metropolitana da capital.
Já os profissionais da Educação começam a ser vacinados no dia 12 de abril. São estimados 350 mil trabalhadores que atuam da creche ao ensino médio, entre diretores, professores, inspetores de alunos e outros servidores nas escolas municipais, estaduais e particulares.
Vale lembrar que a vacinação entre os marilienses está atrasada em relação ao cronograma estadual por falta de doses.
Demanda
Em Marília, por exemplo, os servidores da Educação municipal chegaram a iniciar uma paralisação contra a retomada das aulas presenciais, que acabaram suspensas até o dia 9 de abril. A categoria exige ser imunizada.
Em relação aos membros das forças de segurança, existe uma mobilização nacional organizada por entidades de classe exigindo vacinas para policiais de todos os tipos.
Vacinação
Nesta quarta-feira o governo estadual também anunciou que está liberando mais dois milhões de doses da vacina para o Ministério da Saúde por meio do Instituto Butantan. No total, São Paulo já entregou 27 milhões e 800 mil doses da vacina do Butantan para todos os brasileiros
Somente no mês de março, foram entregues até agora 14,3 milhões de doses – quantitativo maior do que o disponibilizado em janeiro e fevereiro juntos -, o que representa quase 25 mil vacinas por hora.
O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 são do Butantan.