Estado mantém previsão de volta às aulas na segunda-feira
A Secretaria de Estado da Educação confirmou que mantém a previsão de volta às aulas na próxima segunda-feira (29) após o término do recesso escolar antecipado. A data se aproxima, enquanto os indicadores de novos casos de Covid-19, ocupação hospitalar e mortes seguem em elevação.
Na rede municipal, a Prefeitura anunciou que no dia 29 as aulas voltarão apenas na modalidade remota, ou seja, pela internet, pelo menos até o dia 9 de abril.
A antecipação de férias, que termina na semana que vem, ocorre por conta das restrições apresentadas na fase emergencial do Plano São Paulo, anunciadas no dia 11 de março e vigentes desde segunda (15).
O Governo do Estado adotou as medidas na rede e recomendou que o mesmo – antecipar as férias de julho – fosse feito pelos municípios e rede privada.
As escolas particulares foram orientadas pelo sindicato da categoria a reduzirem ainda mais a presença de alunos (a 20%) e manter atendimento presencial apenas ‘aos que mais precisam’.
Em Marília, a Secretaria Municipal da Educação seguiu a recomendação do governo paulista e antecipou o recesso. Vale lembrar que a cidade convivia com ameaça de greve dos servidores, com contestação da segurança do retorno.
“Depois do término do recesso escolar que foi adiantado e analisando os últimos dados da pandemia, os altos índices de contaminação pela Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos no município de Marília, e ainda, pensando na saúde e bem estar dos profissionais da Educação, alunos, familiares e toda comunidade local, fica determinado na rede municipal de ensino que, no período de 29 de março a 9 de abril de 2021, as atividades escolares ocorrerão na modalidade remota (não presencial), através do projeto “Educação em Casa” (Plataforma Digital Google Sala de Aula)”, afirma nota oficial da Prefeitura.
Durante esse período, todos os professores municipais com sala de aula trabalharão na modalidade home office e poderão ser chamados a qualquer tempo para atender presencialmente às demandas pedagógicas em sua unidade escolar.
A equipe gestora e demais servidores de apoio trabalharão presencialmente em suas respectivas unidades escolares, mantendo o atendimento ao público das 7h às 18h. Após esse período, uma nova análise será realizada para definir os próximos passos a serem dados.
Avanço da pandemia
A ocupação de leitos na região do Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS 9), no dia 11 de março (quando as medidas foram anunciadas), estava em 90,36%.
No dia em que as escolas foram fechadas a ocupação estava em 93,93% e uma semana depois os números atingiram 95,56%.
Especialistas em epidemiologia ouvidos pelo Marília Notícia acreditam que as regras mais rígidas, com a fase emergencial – que incluem a educação, entre outras medidas, têm o potencial de frear o avanço da doença, mas uma semana ou duas semanas pode ser muito pouco para obtenção do efeito desejado.
Estado
Na rede estadual, no período de recesso as escolas estão abertas para oferecer merenda escolar aos alunos que mais precisam.
Também estão disponíveis para distribuição de material didático impresso e chips de internet para alunos que fizeram adesão ao programa. Os atendimentos são com hora marcada.
Rede particular
A reportagem procurou o sindicato que representa as escolas particulares para saber qual é a orientação dada a rede, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto para manifestação.