Ex-prefeito de Echaporã, Aristeu Bonfim morre aos 63 anos
O ex-prefeito de Echaporã (41 quilômetros distante de Marília) Aristeu Bonfim, de 63 anos, morreu nessa segunda-feira (22). Ele chegou à unidade de Pronto Atendimento local com sintomas respiratórios e chegou a ser entubado, mas não resistiu e teve a morte confirmada no próprio serviço de saúde.
Aristeu era auxiliar de enfermagem aposentado, foi vereador e prefeito. Ele concorreu nas eleições de 2020 pelo Solidariedade, mas acabou superado por Gustavo Evangelista (MDB), que concorria à reeleição.
Em respeito ao ex-prefeito, o atual chefe do Executivo disse que irá publicar decreto de luto oficial por três dias. Aristeu era especialmente popular entre os trabalhadores da saúde, onde iniciou sua carreira como homem público.
O secretário municipal da Saúde de Echaporã, Sérgio Maximiano, lamentou a morte do munícipe ilustre. Pelos sintomas característicos, Aristeu teve diagnóstico clínico de Covid-19.
Ele explicou que Aristeu chegou à unidade já bastante debilitado e apesar do esforço das equipes, o ex-prefeito não chegou a ser transferido. O diagnóstico de Covid-19 ainda não foi confirmado por exame laboratorial.
“Depois que perdemos a referência do HC, ficou muito complicado, principalmente para as cidades que não têm hospital, como nós. Com o aumento dos casos de Covid, agora, temos que cadastrar no sistema de regulação e esperar a vaga”, contou o secretário.
A cidade teve 347 casos de Covid-19, com 13 óbitos confirmados. O município observa propagação da doença, principalmente entre os mais jovens. “Estamos com uma moradora no Pronto Atendimento esperando vaga para UTI desde sábado”, contou.
Sem leito de UTI, a cidade tem dois respiradores e separou uma área, com equipe específica, para atender pessoas com sintomas de Covid-19. A unidade de saúde de pronto atendimento funciona 24 horas.