Impedido de jogar em Varginha, MAC viaja para Cariacica (ES)
Procura-se um Estado da Federação que permita partidas de futebol profissional. Em meio a maior crise sanitária do século, o Marília Atlético Clube (MAC) desembarcou ontem (16) em Cariacica, no Espírito Santo, para estrear contra o Criciúma, de Santa Catarina, pela Copa do Brasil amanhã (18).
A informação foi confirmada pelo vice-presidente do clube, Alysson de Souza. O motivo foi o impedimento decretado pelo governador mineiro, Romeu Zema (Novo), em função da pandemia.
Era em solo mineiro, mais precisamente na folclórica Varginha (313 quilômetros de Belo Horizonte e 560 de Marília), que o MAC pretendia estrear contra a equipe catarinense.
O clube terá desfalques em função da Covid-19. Pelo menos quatro atletas teriam testado positivo para a doença. O clube não confirmou os nomes e afirmou que haverá contraprova.
“Vamos aguardar a contraprova e quando tivermos o resultado soltaremos nota”, limitou-se a informar o diretor executivo, Wagner Silva.
O vírus teria acometido o goleiro Cléber Alves, os volantes Matheus Silva e Dagoberto, e o meia Bruno Sabiá. Silva não comentou os nomes.
O embarque aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (15). Nesta terça, a equipe treinou e na quarta-feira (17) entraria em campo em partida histórica, em Varginha. É a primeira vez que o clube disputa a competição.
Mas os planos tiveram que ser alterados e após o treino, nova viagem: mais 784 quilômetros até o município capixaba.
O embate fora do território paulista – com mando de jogo – foi motivo pelo decreto da fase emergencial do Plano São Paulo, que além de endurecer as regras no comércio para forçar o distanciamento social, também impede celebrações religiosas e partidas de futebol.
O vice-presidente de futebol criticou a medida e comentou a expectativa. “É a melhor possível. O MAC está retornando à elite do futebol nacional e acreditamos em um bom resultado em Varginha, com a classificação”, disse.
Alysson disse ainda que a decisão de levar a partida para Varginha (e depois para Cariacica) foi da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paulista de Futebol. Os custos com a viagem do Tigrão serão bancados pela entidade nacional.
Covid no elenco
O vice-presidente disse que o clube tem seguido à risca todos os protocolos de segurança do Comitê de Contingenciamento da Covid para o esporte e lamentou os testes positivos, sem comentar detalhes.
Na semana passada, quando foi anunciada a fase emergencial no Estado, com proibição das partidas, ele havia gravado um vídeo com críticas à medida adotada pelo governo paulista.
Até então, o Tigrão não havia registrado nenhum caso de Covid-19 no elenco e comissão técnica.