Marília tem 100% de ocupação nas UTIs do SUS e rede privada
Marília atingiu, nesta terça-feira (16), a totalidade na ocupação tanto dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública, quanto das vagas particulares. A saturação do sistema acontece mesmo com a abertura de 16 novos leitos nos hospitais da cidade.
Juntas, as três instituições de saúde – Hospital das Clínicas (HC), Hospital da Unimar e Santa Casa – contam com 77 vagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais privados têm ainda 26 leitos para receber pacientes de convênios e particulares. São 103 no total.
Conforme boletim divulgado na tarde desta terça-feira (16) pela Secretaria Municipal da Saúde, toda essa rede está ocupada. Assim, não importa se o paciente tem ou não convênio: se precisar de suporte avançado de terapia intensiva, não terá em Marília.
DRS
Na região de Marília, com os 62 municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS), painel da Fundação Sistema de Análise de Dados do Estado de São Paulo (Seade) aponta taxa de ocupação de 94,25%. Isso significa quase 230 pessoas internadas simultaneamente em UTIs.
Para piorar a situação, o aumento no número de pessoas internadas – média dos últimos sete dias – é de 23,54%. Isso significa que a infecção avança em ritmo muito mais acelerado que a capacidade do sistema, considerando a demora para as altas médicas e as dificuldades para abertura de leitos.