Furto de energia cresce em Marília e região na pandemia
A CPFL Paulista registrou 247 fraudes na rede de energia elétrica no município de Marília, os chamados ‘gatos’, durante 2020.
As irregularidades foram constatadas durante as mais de 5 mil fiscalizações realizadas pela distribuidora na cidade entre janeiro e dezembro do ano passado.
Com a ação, a empresa recuperou 5,5 mil megawatt hora, o que seria suficiente para manter por um ano quase 4 mil residências.
Destaque também para 57 ‘gatos’ descobertos em Garça, oito em Gália, seis em pardinho e dois em Júlio Mesquita.
Região
A CPFL Paulista recuperou 48,1 gigawatt hora de energia na região de Bauru e Marília em 2020, alcançando o maior volume registrado pela companhia nos últimos três anos. O índice foi 190% e 159% superior aos registrados em 2018 e 2019, respectivamente.
As inspeções realizadas ao longo do ano resultaram em 2.698 fraudes regularizadas na região. Com isso, o volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer 320.703 residências durante um mês.
“É importante esclarecer que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento a energia e perda de arrecadação de impostos, importantes para manter serviços públicos no município. Por isso, a CPFL mantém um canal de denúncia fácil e anônimo para quem quiser informar possíveis casos de fraudes”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.