Possível erro do Estado atrasa vacinação de idosos em Marília
A lentidão na vacinação de Marília vem sendo agravada por critério equivocado, com desatualização no cálculo do público-alvo. A reclamação é da Prefeitura, que já formalizou o pedido de revisão dos números junto à Secretaria de Estado da Saúde.
O município calcula que deixou de receber pelo menos 2.247 vacinas para idosos que têm 77 anos ou mais. O motivo seria o uso de dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2012 – oito anos de atraso.
O Estado também teria se baseado no número de idosos vacinados contra a Influenza no ano passado.
“Para o município, a quantidade de doses necessárias à população idosa deveria ser realizada sobre o IBGE de 2020 e relatórios atuais do e-SUS”, apontou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
O déficit é estimado em pelo menos 29,45% do total de doses repassadas.
Nova etapa
Por ter constatado muitos idosos acima de 77 anos ainda sem receber a vacina, a Prefeitura informou que decidiu não avançar a próxima etapa da imunização, que previa a partir desta segunda-feira (15) a vacinação de pessoas com 75 e 76 anos.
O novo grupo etário está previsto na 5ª atualização do documento técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, recebido nesta semana. Porém, em Marília, quem tem menos de 77 anos terá que esperar.
“A Secretaria Municipal da Saúde continuará vacinando os idosos de 77 anos ou mais com a grade atual, podendo ampliar a faixa etária assim que receber novas doses”, prometeu a pasta.
Nesta segunda-feira (15)
Quatro unidades de saúde foram destinadas, nesta segunda-feira (15), para imunização exclusiva dos idosos de 77 anos ou mais que não receberam a primeira dose. A ação acontece das 14h às 17h.
A expectativa é vacinar mais 500 pessoas, pela ordem de chegada.
Na zona sul a imunização acontecerá na USF Três Lagos, que fica na rua Sebastião Inocêncio de Oliveira, 30, no bairro Jardim Damasco II, que terá 100 doses disponibilizadas.
Já a vacinação na zona Norte ocorrerá na UBS JK, que se localiza na rua Lucílio Coelho de Oliveira, 5, com limite de 150 doses.
A zona Leste terá 150 doses disponíveis na USF Aeroporto, que fica na rua Iporás, 5.
Já na região Oeste a imunização acontecerá na USF Jardim Cavallari, localizada na rua João Gerônimo Perinetti, 94, com 100 doses disponibilizadas.
“O objetivo é finalizar o quanto antes essa faixa etária de 77 anos e mais para depois abrirmos para a faixa de 75 anos e mais”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luis Pinto.