Região tem mais de 90% das UTIs para Covid-19 ocupadas
A ocupação na região de Marília de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), públicos e privados, exclusivos para pacientes com Covid-19, chegou a 90,86% nesta sexta-feira (12).
É a pior situação do sistema de saúde na regional de Marília desde o começo da pandemia, assim como ocorre em todo o Estado de São Paulo de modo geral. A ocupação estadual chegou a 84,7% na mesma data.
Marília já está na fase vermelha, em que só podem abrir estabelecimentos essenciais, há quase duas semanas.
Todo o Estado foi rebaixado para a mesma fase no dia 8 de março e na próxima segunda-feira (15) passa a valer a ‘fase emergencial’ – ainda mais restritiva – para todas as regiões paulistas.
Para ilustrar o histórico de ocupação nas UTIs, número de leitos e quantidade de pessoas internadas na regional, o Marília Notícia preparou o infográfico acima.
Foram utilizados dados oficiais do Estado – [clique aqui] para consultar a fonte; baixe o arquivo disponível em ‘ Leitos e internações por Diretoria Regional de Saúde’ – levados em conta na classificação do Plano São Paulo.
Entenda
Na arte interativa, colunas verdes representam os leitos de UTI; colunas amarelas representam o número de internados; quanto mais se aproximam as colunas amarelas das verdes, mais alta a ocupação, representada pela linha azul.
No canto esquerdo do infográfico a variação entre zero e 240 diz respeito ao número de leitos e de internados (referência para barras verdes e amarelas); no canto da direita a variação entre zero e 100 representa percentual de ocupação dos leitos (referência para a linha azul).
Importante destacar que o Estado não divulga número brutos sobre números de leitos e internados, mas a média móvel dos últimos sete dias. É por isso que nestes casos são informados número fracionários e não inteiros.