Região tem 99% de ocupação nos leitos de UTI do SUS para Covid-19
Os doze hospitais que dispõem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) na área da Direção Regional de Saúde (DRS 9 – Marília) vivem um cenário caótico, sem condições de receber pacientes graves com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Até o início da noite de ontem (9), a região tinha um único leito disponível, de um total de 164 vagas pela rede pública. Somente Assis ainda informava um leito vago. Todos os demais hospitais estavam com 100% de ocupação.
O boletim, que mostra o cenário mais caótico já visto desde o início da pandemia, foi compartilhado pelo secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto.
Em Marília, a lotação de 100% foi atingida mesmo depois da criação de 10 vagas na UTI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) e da contração de mais três leitos no Hospital Beneficente Unimar (HBU).
Com o incremento de 13 vagas, a cidade passou a contar com 73 leitos específicos para tratar pacientes com Covid-19 pelo SUS.
Nesta segunda-feira (8), o Governo do Estado anunciou a abertura de mais 20 leitos de UTI na região de Marília. Serão dez no Ambulatório Médico de Especialidades (Ame) de Tupã e mais dez no Ame de Ourinhos.
Entretanto, a previsão é que os novos leitos comecem a funcionar entre os dias 20 e 31 desde mês.
Ainda não houve registro de óbitos por falta de vagas em UTIs na região de Marília.
Total de leitos
Ontem a ocupação regional de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 estava em 87,8%. Vale lembrar que essa taxa leva em conta todos os leitos disponíveis, contando tanto a rede pública, quanto a privada.
Conforme os dados oficiais, do próprio Estado, a região segue rapidamente na direção de uma ocupação recorde desse tipo de leito – o que pode acontecer nesta quarta-feira (10) ou nos próximos dias, ainda nesta semana.
Desde o começo da pandemia, a única data em que houve uma ocupação regional maior do que a verificada nesta terça-feira foi no dia 21 de janeiro. Naquela ocasião, a ocupação ficou em 87,89%.