Estado diz que região de Marília deve ganhar mais 20 leitos de UTI Covid
O governador João Doria (PSDB) anunciou a implantação, até 31 de março, de 11 hospitais de campanha em diferentes regiões do Estado. Na regional de Marília serão contempladas as cidades de Ourinhos e Tupã.
Os hospitais de campanha serão montados dentro dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) existentes em ambos os municípios.
Ou seja, não serão instaladas tendas em espaços públicos abertos, como no caso de hospitais de campanha montados em lugares como a capital do Estado anteriormente.
Na prática, será aproveitada a estrutura de saúde já existente para a abertura de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermagem exclusivos para pacientes com Covid-19.
A reportagem obteve documentos da Secretaria da Saúde do Estado que indicam mais 10 leitos no AME de Ourinhos e outros 10 no AME de Tupã.
Em Ourinhos também são previstos mais três leitos de enfermaria e outros cinco desse tipo em Tupã.
Vale lembrar que desde janeiro são esperados 10 leitos de UTI no Hospital Beneficente Unimar (HBU) anunciados pelo Estado. Eles ainda não entraram em funcionamento.
Outros 10 leitos UTI Covid-19, anunciados no mesmo período para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), só foram abertos efetivamente na semana passada e não conseguiram aliviar a pressão no sistema de saúde.
A ocupação de leitos é o principal fator levado em conta no Plano São Paulo para classificação das regionais por fase de restrições. Todo o território paulista está na fase vermelha no momento, em que só podem funcionar estabelecimentos essenciais.
Ocupação
Até o fim do mês, segundo anúncio de ontem, devem ser abertos 140 novos leitos de UTI Covid-19, além de 140 novas vagas ambulatoriais.
O Estado vive seu pior momento da pandemia e a região de Marília se aproxima da ocupação recorde dos leitos, registrada no final de janeiro.
Nesta segunda-feira a regional alcançou uma ocupação de leitos de 86,56 %. O pior cenário para Marília e cidades próximas foi de ocupação de 87,89% no dia 21 de janeiro.
Nos últimos dias o município de Marília, especificamente, registrou novamente ocupação de 100% nos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.
Segundo dados oficiais do Estado, a região de Marília tinha 217 leitos UTI Covid-19 nesta segunda-feira. Para se ter ideia, no dia primeiro de janeiro eram 157. Já houve um aumento de 60, o equivalente a 38,2% desde então.
Em maio do ano passado, eram 100 leitos desse tipo. Em comparação com aquele período, a capacidade mais do que dobrou.