Consumo de gordura trans prejudica memória
A gordura trans é conhecida por trazer diversos malefícios para a saúde, pois não só aumenta o colesterol LDL, considerado ruim quando excessivo, como também reduz o colesterol HDL, que é mais benéfico para a saúde do cardiovascular.
Agora, mais um malefício está relacionado a esta gordura: a redução da memória, principalmente em homens com 45 anos ou menos, de acordo com um estudo da Escola de Medicina da Universidade de San Diego, na Califórnia (Estados Unidos).
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram 1.018 participantes, em sua maioria homens. Estes homens responderam um questionário em que detalhavam seu consumo diário de gordura trans.
Depois disso, eles participaram de um teste de memorização de palavras. Nesse teste, os pesquisadores perceberam que homens com 45 anos ou menos conseguem se lembrar em média de 86 palavras. No entanto, a cada um grama de gordura trans consumido a mais, os homens eram capazes de lembrar menos 0,76 palavra. Parece pouco, mas os homens que consumiam as maiores quantidades de gordura trans lembravam 12 palavras menos do que os outros.
Os pesquisadores perceberam uma relação semelhante em mulheres, mas não incluíram a conclusão por terem poucas mulheres entre os participantes do estudo. O mais interessante, no entanto, é que em homens com mais de 45 anos essa relação entre o consumo de gordura trans e a memória não foi percebida. Para os especialistas, isso se deve a maior incidência de outros problemas de memória em homens a partir dessa idade.
As gorduras trans podem ser encontradas em diversos alimentos. Elas são adicionadas com o intuito de prolongar a duração (vida útil) dos produtos e melhorar a consistência e a aparência.
Alguns exemplos de alimentos que possuem a gordura trans são: margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, salgadinhos de pacote e congelados, como salgadinhos de festa, ou pizza congelada, pastéis, macarrão instantâneo, sopas e cremes em pó, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, bolos, tortas, pipoca de micro-ondas, glacê pronto para consumo, dentre outros alimentos industrializados.
Fonte: Minha Vida