Região tem menor ocupação de UTI Covid desde 3 de janeiro
A região de Marília registrou nesta quarta-feira (10) a menor ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes Covid-19, desde o dia 3 de janeiro.
Segundo dados oficiais do Estado de São Paulo, levados em conta na classificação do Plano São Paulo, ontem a ocupação ficou em 72,11%.
A ocupação de leitos é o principal fator – mas não o único – para a reclassificação das regiões paulistas nas fases mais ou menos restritivas.
No último dia 5 de fevereiro a região de Marília conseguiu sair da fase vermelha para a laranja, em que comércio e atividades consideradas não essenciais pelo Estado podem funcionar.
A próxima fase, ainda mais flexível, é a amarela. Para se ter ideia, conforme informações divulgadas na semana passada, Presidente Prudente era a região classificada na fase amarela com maior ocupação de leitos de UTI exclusivos para pandemia, com 67%.
Se a ocupação regional de Marília continuar em queda, existem chances de um avanço no Plano SP já na semana que vem.
Um fator decisivo para isso é a abertura de leitos anunciados especificamente para dois hospitais de Marília.
São aguardados 10 leitos desse tipo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) e 10 para o Hospital Beneficente Unimar (HBU). O Marília Notícia publicou uma matéria sobre esse assunto hoje [clique aqui].
Desde o começo do ano a quantidade de leitos UTI Covid na região de Marília aumentou mais de 30% (de 157 para 200).