Superidosos de Marília se preparam para vacinação nesta segunda
Quando o pedreiro aposentado José Francisco de Souza, de 96 anos, nasceu, no interior do Ceará, fazia apenas quatro anos que o mundo havia se livrado da gripe espanhola. Ainda faltavam 15 anos para a Segunda Guerra Mundial. Hitler saía da prisão, obstinado, em seu projeto nacionalista genocida.
Os moradores de Marília que vão tomar a vacina contra o coronavírus, a partir de segunda-feira (8), têm em comum muita história para contar.
José mora no bairro Cascata (zona Leste) e está entre as 1.666 pessoas de Marília que já completaram ou passaram de 90 anos. O grupo vai receber a dose tão esperada.
A vacinação vai acontecer em casa. A neta, a telefonista Camila Cristina de Souza, conta que a família já recebeu uma ligação da unidade de saúde. “Ele está animado,” compartilha.
Nascido na cidade de Afonso Pena, município que até já mudou de nome (hoje, Acopiara), o cearense radicado em Marília trabalhou muitos anos no Asilo São Vicente de Paulo, na avenida Vicente Ferreira.
Como pedreiro e testemunha da história, viu dezenas de construções serem feitas e demolidas na cidade. Nunca viu, porém, a cidade com tanto medo da pobreza e da morte, por causa de um vírus.
“Nunca imaginei um negócio desse. Tinha sarampo, catapora. Quando a gente era criança havia muita doença, mas nada desse jeito, uma gripe forte que mata. Tem que vacinar, para acabar com isso”, incentiva o idoso.
Ele afirma que não chegou a cogitar a recusa ao imunizante. “Descobriram a vacina, está aprovada. Vou tomar porque acredito que sem ela, de fato, fica muito difícil lidar com o vírus”, resume o idoso, que acompanha diariamente os noticiários.
O pedreiro sofre com o Mal de Alzheimer. O cuidado da família é constante. “Ele não perde os jornais da televisão. Quer saber de tudo, ficar bem informado. Ele é tão atualizado que tem horas que ficamos impressionados”, conta a neta.
Ao Marília Notícia, seu José comentou até sua discordância com o que considera exagero. “De ficar preso, não acredito que isso resolva o problema”, afirma o idoso, que sente muita dificuldade para o uso de máscara, para ele, incômodo na respiração.
Cronograma
Conforme divulgou a Secretaria Municipal da Saúde, os 1.666 idosos com 90 anos ou mais serão vacinados em três grupos, neste dia 8 de fevereiro.
No próximo dia 15, está prevista a vacinação de 1.891 pessoas que têm entre 85 e 89 anos. Veja abaixo como a estratégia de vacinação foi definida.
Segunda-feira (8)
Idosos de 90 anos ou mais.
1º Grupo – Idosos acamados e parcialmente dependentes, moradores nas áreas de abrangência das unidades de saúde Toffoli, Três Lagos, Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão, Jardim Maracá, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari
A vacinação será feita no domicílio pelas equipes de saúde, equipe Consultório na Rua e equipe Vigilância Epidemiológica.
2º Grupo – Idosos independentes residentes nas áreas de abrangência das unidades Toffoli, Três Lagos, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari.
A vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
3º Grupo – Idosos independentes que residem nas áreas de abrangência das unidades de saúde Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão e Jardim Maracá. A vacinação acontecerá na unidade de saúde de referência mais próxima.
Segunda-feira (15)
Idosos entre 85 e 89 anos (a estratégia será a mesma da anterior)
1º Grupo – Idosos acamados e parcialmente dependentes que residem nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde – Toffoli, Três Lagos, Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão, Jardim Maracá, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari.
A vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
2º Grupo – Pacientes idosos independentes residentes nas áreas de abrangência das seguintes unidades – Toffoli, Três Lagos, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari.
A vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
3º Grupo – Pacientes idosos independentes que residem nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde – Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão e Jardim Maracá.
A vacinação acontecerá na unidade de saúde de referência mais próxima.