Região de Marília vai continuar na fase vermelha do Plano São Paulo
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (22) a manutenção da região de Marília na fase vermelha do Plano São Paulo. A próxima reclassificação acontece no dia 7 de fevereiro.
A região está há uma semana na etapa mais restritiva do plano, em que só podem funcionar estabelecimentos considerados essenciais. Sete dias antes daquele rebaixamento, Marília e municípios próximos caíram da fase amarela para a laranja.
Com a reclassificação desta sexta-feira, outras regiões do Estado também foram colocadas na fase vermelha, principalmente em decorrência do aumento da ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI).
Além de Marília, a partir de segunda-feira (25) estarão na fase vermelha as regiões de Bauru, Sorocaba, Presidente Prudente, Taubaté, Barretos e Franca.
Doria também decidiu endurecer as regras da fase laranja. Regiões que estão classificadas nesta etapa terão que encerrar suas atividades até 20h. Depois disso somente os serviços essenciais.
A taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 no Estado aumentou de 61,8% para 70,8%. No município de Marília, desde o começo do ano, este índice tem variado entre 90% e 100%. Quatro pacientes locais já precisaram ser levados para internação em outras cidades.
Considerando a região liderada por Marília, a ocupação de leitos de UTI chegou hoje a 87,9%, a maior taxa de todas as regiões administrativas do território paulista.
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Marília desta sexta-feira confirmou a morte de mais duas pessoas com Covid-19. Desde o começo da pandemia são 144 vítimas fatais na cidade. Mais de 25% de todos os óbitos pela doença no município aconteceram neste mês.
O informe oficial também traz a confirmação de mais 184 pacientes positivos para Covid-19. Com isso a cidade passa a barreira de 11 mil habitantes que se infectaram com o novo coronavírus desde o começo da pandemia.