HC/Famema espera lote de Coronavac nesta segunda-feira
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) espera receber nesta segunda-feira (18) um lote da vacina Coronavac, destinada a imunizar seus profissionais que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com Covid-19.
Estado e HC/Famema não revelaram até o momento o total de vacinas encaminhadas ao hospital, que é referência para a região, com mais de 60 municípios e 1,1 milhão de habitantes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, neste domingo (17), o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.
A reunião da agência teve início às 10h10 e terminou às 15h20. Logo em seguida o governador João Doria (PSDB) iniciou a vacinação. A primeira pessoa a ser imunizada foi uma enfermeira que atua na rede pública da capital do Estado.
Além do HC/Famema, o governo do Estado anunciou o envio para outros cinco hospitais-escolas paulistas, em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Botucatu e São José do Rio Preto.
Também nesta segunda-feira a região de Marília inicia a fase vermelha do Plano São Paulo, em que só podem funcionar serviços considerados essenciais. A próxima reclassificação acontece na sexta-feira (18).
A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19 em Marília tem variado entre 90% e 100% nas últimas semanas, com necessidade de encaminhar pacientes locais para outras cidades.
A ocupação desse tipo de leito na região passou de 80% na semana passada, com vários hospitais em lotação máxima. O número de mortos e novos pacientes com resultado positivo também tem acelerado.
A situação teria se tornado insustentável após as festas e aglomerações em decorrência do Natal e Ano Novo.