João Doria adia reclassificação do Plano SP para sexta-feira
O governador João Doria (PSDB) adiou a reclassificação do Plano São Paulo para esta sexta-feira (8).
O anúncio sobre eventual mudança de fases das regiões paulistas estava prevista para hoje (7).
A coletiva de imprensa do governo estadual foi utilizada apenas para detalhamento sobre os resultados de estudos da Coronavac no Brasil, que atingiu 78% de eficácia e evitou qualquer morte ou caso grave entre os voluntários.
Existe o risco de a região de Marília retroagir de fase no Plano SP, pressionada pelo aumento recente no número de novos casos da doença e, principalmente, pelo colapso da estrutura de saúde existente no município.
Nos últimos dias os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais do município chegaram na ocupação máxima. Em alguns momentos não havia nenhuma das 56 vagas disponíveis.
Já a ocupação dos 64 leitos clínicos ultrapassou a barreira dos 80%, para complicar ainda mais a situação local.
É importante ressaltar que a reclassificação leva em conta a situação da Direção Regional de Saúde (DRS-IX) Marília, que é composta por 62 cidades. Porém, a evolução dos números tem sido preocupante para além do município sede.
Em toda a região são 157 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Segundo dados oficiais do Estado desta terça-feira (5) – e 115 deles estavam ocupados. Isso significa uma ocupação de 73,18% dos leitos regionais.