Câncer de pele é o que mais interna pacientes em Marília
O câncer de pele é o tipo de neoplasia que mais leva pacientes a serem internados no hospitais localizados no município, de acordo com dados do Ministério da Saúde consultados pela reportagem do Marília Notícia.
Este ano, entre janeiro e outubro – último mês com dados disponíveis até o momento – foram 174 internações em decorrência de câncer de pele. A maior parte das internações (75%) aconteceu na Santa Casa de Misericórdia.
Em seguida, o tipo de câncer que mais consta entre as internações locais é o de mama, com 139 casos. Na sequência aparece o câncer de cólon, com 137 ocorrências.
Entre as internações com câncer de pele em Marília este ano, três pacientes acabaram morrendo.
O total de internações registradas nos primeiros dez meses do ano, referentes a esse tipo de doença, custou mais de R$ 364 mil ao poder público.
Quase 90% dos internados com câncer de pele em Marília possuem mais de 50 anos. A maior faixa etária que concentra esses pacientes vai de 70 a 79 anos, com 31,1% dos casos locais.
Outro fato importante é que quase 92% desses homens ou mulheres são brancos. Já os pardos representam apenas 6,3%. Não consta nenhum negro internado com câncer de pele em Marília este ano.
Dezembro laranja
Desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. Para se proteger, a população deve evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, procurar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas, além de aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo.