Covid faz Santa Casa de Marília restringir cirurgias e visitas
A preocupação com o aumento de casos de Covid-19 provocou mudanças na Santa Casa de Marília. Cirurgias agendadas – que geram necessidade de internação posterior em Terapia Intensiva – foram suspensas.
O hospital comunicou ainda mudanças nos horários e rotinas de visitas. As medidas começaram a valer na quinta-feira (10).
A exceção da suspensão de cirurgias vale apenas para pacientes com câncer. A superintendência assistencial da Santa Casa antecipou que os casos serão avaliados individualmente, mas sinalizou contingenciamento.
“As medidas visam aumentar a segurança dos nossos pacientes e conter o avanço do Covid-19. Precisamos agir com mais rigor, em um momento em que percebemos o avanço da doença”, disse Márcio Mielo, superintendente.
As visitas aos pacientes internados nas enfermarias das Alas ‘C’, ‘D’, ‘E’, ‘F’, ‘F2’ e Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) passam a ter horário reduzido de uma hora.
A regra vale para todas as unidades de internação, tanto clínica, quanto cirúrgica. Vale também para pacientes que estão na chamada ‘precaução de contato’ ou ‘cultura de vigilância’, termos que o hospital usa para diferentes níveis de isolamento.
“Visitas de pessoas a partir dos 60 anos não serão permitidas, até por se tratar de grupo de risco. Também é importante destacar que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório”, enfatizou Mielo.
Continua proibida a entrada de visitante ou acompanhantes com sinais ou sintomas percebidos ou citados.
São considerados, para esse impedimento, sintomas como tosse, espirros, coriza, febre, falta de ar, dor de cabeça e dor no corpo, mesmo com uso de máscara.
É proibido também a circulação em outras áreas e outros quartos, assim como, ter contato com outros pacientes e acompanhantes.
O direito ao acompanhante será garantido nas condições amparadas por Lei e nos casos excepcionais, que incluem idades extremas, grau de dependência, nível de orientação, paliatividade. Porém, a pessoa que irá acompanhar não pode idoso e nem ter sintomas.
Na sala de espera do Centro Cirúrgico, o hospital só vai permitir a presença de um familiar por paciente. As exceções serão tratadas caso a caso, avaliadas pela instituição.
Unidades Covid
A Santa Casa informou que, nas unidades Covid, o médico responsável pela internação fará um contato por telefone diariamente – até às 12h – com um familiar responsável, para passar informações sobre as condições clínicas do paciente.