Prefeitura não seguirá novas regras de Doria até segunda
A regra anunciada nesta sexta-feira (11) pelo governador João Doria (PSDB), que limita venda de bebida alcoólica e horário dos bares e restaurantes, não vale em Marília para este final de semana. A informação é da Prefeitura, que agendou reunião do comitê local para avaliar a medida.
A restrição foi anunciada no início da tarde em São Paulo, junto com uma série de mudanças propostas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no Estado. Para o comércio geral, haverá ampliação de horário.
Porém, conforme comunicado oficial da Prefeitura de Marília, somente na segunda-feira (14) o comitê local vai se posicionar sobre qualquer mudança. Em seguida, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) irá divulgar a decisão.
“Nesse final de semana permanece tudo como estava”, resumiu o comunicado do poder público local.
Sinal de alerta
Conforme informou o Marília Notícia, durante a semana a Secretaria Municipal da Saúde fez alerta às aglomerações e a elevação da taxa de ocupação de hospitais.
Porém, não houve mudança nas regras por decisão local. Os bares da cidade estão autorizados (pela Prefeitura) a funcionar até meia-noite, com tolerância da fiscalização para as portas estarem baixadas até 1h.
Agora, de acordo com as novas medidas publicadas por Doria, a partir de meia-noite desta sexta, os estabelecimentos do Estado de São Paulo terão que fechar às 22h e não poderão mais vender bebidas alcoólicas a partir das 20h.
Já o comércio em geral e shoppings terão a possibilidade de abrir 12 horas diárias, com fechamento às 22h, como forma de evitar aglomerações.
As medidas foram apresentadas pelo Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, e especialistas do Centro de Contingência do coronavírus durante entrevista coletiva.
Comércio
Em comunicado em seu site, a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) se antecipou. A entidade comunicou a “liberação” para os comerciantes que desejarem ficar com portas abertas, já nesta sexta, até às 22h.
No entanto a medida não tem amparo na legislação municipal ou regra discutida pelo comitê local de controle da pandemia.
Pelo calendário da entidade – aprovado em acordo com a Prefeitura e Câmara no início do mês – neste sábado (12) as lojas ficam abertas das 9h às 17h.
Bares e restaurantes
Enquanto o comércio comemora mais tempo de atividade, com ampliação de horário para evitar aglomeração, o setor mais impactado pelas novas medidas deve ser o de bares e restaurantes.
A proibição de funcionamento – pela regra estadual – a partir das 22h e o veto à bebida alcoólica depois das 20h deve afetar a rotina de clientes e empresas. Desde o final de julho o setor vivia uma flexibilização gradual.
A reportagem procurou o Sindicato dos Restaurantes, Bares, Hotéis e Similares (Sinhores), mas não localizou os dirigentes. O espaço segue aberto à manifestação.
O segmento tem representatividade no Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia, que se reúne na segunda-feira para discutir as novas regras decretadas no Estado.