Marília tem em novembro terceiro pior mês em mortes por Covid
O mês de novembro foi o terceiro com maior número de mortes em Marília ao longo da pandemia do novo coronavírus. Nos últimos 30 dias, 16 pessoas morreram, em uma média superior a duas mortes por dia. O Marília Notícia apurou os números desde o início da crise sanitária, para uma retrospectiva dos casos fatais.
A Covid-19 esteve presente como uma das causas da morte de 87 pessoas, desde março deste ano, quando o vírus começou a circular na cidade.
De acordo com os registros da Secretaria Municipal da Saúde, o pior mês da pandemia – em relação a óbitos – foi setembro, quando 20 pessoas morreram.
O segundo mês mais mortal no município foi outubro, com 19 mortes pela doença. Já em novembro, que terminou nesta segunda-feira (30), a cidade somou 16 vítimas.
Nos três primeiros meses da pandemia – entre março e junho – os óbitos foram menos frequentes. No período houve intensa restrição à mobilidade, com atividades econômicas paradas e isolamento social como política pública dos governos estadual e municipal, apesar das polêmicas.
A primeira morte foi no dia 3 de abril, dez dias após o início da quarentena no Estado de São Paulo e 13 dias após o decreto de calamidade pública em Marília. O segundo caso foi confirmado somente no mês de junho.
Já em julho houve abertura gradual e transição às fases menos restritivas do Plano São Paulo (laranja e amarela).
É importante ressaltar que a Covid-19 pode causar período prolongado de hospitalização e complicações, por isso, as mortes não estão associadas a eventos imediatos, mas podem ser consequência de aumento do contato social, entre 15 dias e até meses antes.