Ocupação de leitos de UTI sobe 51% na cidade em duas semanas
O número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Marília teve aumento de 51% nos últimos 15 dias. É o que revela relatório da Secretaria Municipal da Saúde, que acompanha o indicador de forma diária.
No dia 9 de novembro – há 15 dias – os hospitais de Marília tinham 27 pessoas em cuidados intensivos. Já nesta segunda-feira (23) o número de pacientes subiu para 41. Com essa evolução, a ocupação saltou de 38% para 58%.
Em relação aos leitos clínicos, ocupado por pacientes com sintomas mais brandos da infecção, a oscilação foi menor. Passou de 56 pacientes para 63.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, disse que o indicador de ocupação é uma “taxa muito dinâmica” e somente após algum tempo é possível saber se uma tendência de alta pode se estabilizar em patamar elevado.
“É lógico que, após um período prolongado em um patamar, temos condições de analisar se houve mesmo um aumento. Mas a oscilação ocorre com maior ou menor frequência, não sabemos se vai se manter dessa forma”, disse.
O secretário acredita também que a maior circulação de pessoas, em função das eleições, pode se refletir em até dez dias. “É importante ressaltar que município continua com uma boa qualidade e capacidade de atendimento ao paciente com Covid-19. A taxa ficou muito tempo abaixo de 30%, 40%”, tranquilizou.
Cássio disse ainda que os hospitais tem relatado que o tempo de tratamento em UTI diminuiu, em relação ao início da pandemia. A aposta é que, ao longo do tempo, os profissionais aprimoraram as práticas na atenção ao paciente com coronavírus.