Saúde libera 49 leitos que estavam reservados para Covid-19
Após oito meses de pandemia, a Prefeitura de Marília decidiu desmobilizar – liberar para outras necessidades – parte da estrutura que foi reservada para atender as vítimas da Covid-19. Hospitais de gestão municipal e estadual liberaram 49 leitos.
São leitos clínicos, que estavam reservados para pessoas sem sintomas graves da Covid-19, mas que precisavam de atenção hospitalar. O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, deu detalhes da decisão.
“Tivemos reuniões, nos dias 04 e 11 deste mês, para tratar da regulação desses leitos e foi decidido. Foi um consenso entre a Secretaria Municipal, a direção regional de Saúde e as instituições que temos espaço para esse descontingenciamento”, afirmou.
Se necessário, segundo Cássio, essa estrutura pode ser mobilizada novamente. Vale lembrar que leitos Covid, tanto clínicos quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exigem isolamento das demais áreas e mais equipamentos de proteção individual (EPIs).
Profissionais também precisam ser específicos e não podem circular por todo o hospital, para atender outras alas. Essas exigências geram custos, mesmo com baixa taxa de ocupação.
Ocupação e cortes
Levantamento feito pela Secretaria da Saúde e parceiros apontou que, de março a outubro, em nenhum momento a ocupação dos 119 leitos clínicos passou de 50%. Com o corte de 49, o número disponível será de 70 vagas.
Desse total, 50 são para o Sistema Único de Saúde, distribuídos entre Santa Casa de Misericórdia de Marília (10), Hospital Beneficente Unimar (20) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), com mais 20.
Em relação aos leitos de UTI, não houve mudanças. Foram mantidos os 70 leitos ofertados, desde a ampliação, em meados de junho, no auge da pandemia.
“Mesmo assim, caso haja alguma mudança inesperada no perfil de pacientes, com necessidade de internação de sintomáticos respiratórios, os prestadores se comprometeram a retomar o quantitativo de leitos iniciais”, garantiu o secretário.