Vídeo mostra Camarinha mandando dar dinheiro na Vila Barros
O candidato a prefeito de Marília, Abelardo Camarinha (Podemos), foi flagrado mandando dar dinheiro para um eleitor que mora na Vila Barros, área de vulnerabilidade social na zona Norte de Marília, durante uma das carreatas de sua campanha.
Vale lembrar que Camarinha teve sua candidatura barrada recentemente pela Justiça Eleitoral e irá para as urnas ‘sub judice’, com possibilidade de anulação dos votos.
A determinação do político, envolvido em inúmeros escândalos de corrupção, foi filmada por sua própria equipe. O suposto flagrante aconteceu durante uma live – transmissão ao vivo pelas redes sociais. O vídeo, que já circula nas redes sociais, foi posteriormente apagado de sua página oficial.
“Dá ‘deizão’ (R$ 10) para ele aqui”, afirma Camarinha após o eleitor declarar seu voto. “Tudo que tem aqui, quem fez?”, questionou o político.
“Foi o Camarinha, aqui na Vila Barros, tudo que tem aqui foi o Camarinha. Fez creche, fez posto, asfaltou, fez de tudo aqui”, disse o morador.
Questionado se votaria no político do Podemos, o mariliense respondeu que “sempre, sempre”. Em seguida, Abelardo supostamente mandou dar o dinheiro para o apoiador.
Especialistas em Direito Eleitoral ouvidos pela reportagem avaliam que o caso pode, em tese, ser enquadrado como compra de voto. No entanto a decisão caberia à Justiça Eleitoral.
Para que a situação seja devidamente avaliada, porém, é preciso uma representação feita, por exemplo, pelo Ministério Público Eleitoral ou por algum partido ou coligação.
Outro lado
Paulo Alves, vice na chapa de Camarinha, alega que houve uma interpretação errada do vídeo.
“Camarinha me pediu para dar 10 reais para comprar água. Eu peço para o menino pegar água, é só olhar o final do vídeo”, disse.