Escritório é investigado por desviar imposto de renda de cliente
Um escritório de contabilidade de Marília está sendo investigado por desviar R$ 38 mil pagos por uma cliente em diversas parcelas, desde 2016, com o objetivo de quitação de imposto de renda. A verba teria sido embolsada pelos envolvidos.
São investigados dois sócios do escritório e um contador que trabalha – ou trabalhava – no local. A empresa teria sido contratada em 2014 para cuidar das declarações de impostos de renda da vítima.
Inicialmente, segundo relato feito por familiares da aposentada à Polícia Civil, o imposto era descontado automaticamente de sua conta corrente.
No entanto, em 2016 o contador responsável teria passado a solicitar que a idosa pagasse a ele as parcelas mensais por meio de cheque. Teria sido alegado ser essa uma exigência da Receita Federal.
A situação começou a ficar suspeita quando no final do ano passado o contador teria informado a aposentada que havia “um probleminha” na declaração dela junto à Receita Federal.
Sem informações detalhadas, a idosa teria solicitado que sua filha fosse até o escritório para saber o que de fato havia ocorrido. Ali, porém, não foram fornecidas explicações imediatas.
Na mesma data, o contador teria enviado uma mensagem ao celular da idosa “pedindo para que não tomassem qualquer medida contra ele que tudo seria resolvido”. O contador teria dito ainda que “estaria sofrendo há anos e que poderia mandar prendê-lo”.
Depois desse episódio, familiares da idosa solicitaram informações bancárias e descobriram que os cheques vinham sendo sacados na “boca do caixa” e depositados na conta do contador e de outras pessoas.
Um novo profissional contratado pela família indicou ainda que a aposentada está com débitos junto à Receita Federal desde 2016.
A acusação é de apropriação indevida do dinheiro e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil com supervisão do Ministério Público e da Justiça Estadual.