João Doria mantém região de Marília na ‘fase amarela’
O governador João Doria (PSDB) anunciou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9), que a região de Marília vai continuar na ‘fase 3 – amarela’ do Plano São Paulo.
Já a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e as regiões de Taubaté, Campinas, Piracicaba e Sorocaba estão classificadas na ‘fase 4 – verde’, menos restritiva.
As reclassificações passam a valer a partir de sábado (9). Na ‘fase verde’ podem reabrir, com regras sanitárias, cinemas e teatros. Eventos também podem ser realizados e horários de funcionamento serão ampliados.
A região de Barretos é a única a ser rebaixada da ‘fase amarela’ para a ‘fase 2 – laranja’ na atual reclassificação. Ribeirão Preto e Franca avançam da ‘fase laranja’ para a ‘fase amarela’.
Com a manutenção da região de Marília na fase atual, as restrições em vigor atualmente seguem valendo. No entanto, existe uma novidade específica para o setor gastronômico.
Bares, restaurantes e similares podem ficar abertos até 23h, mas o serviços aos clientes deve ser interrompido às 22h. Isso vale para as fases amarela e verde.
Para passar da ‘fase amarela’ para a ‘fase verde’ é necessária uma espera de 28 dias, além de melhoria em indicadores que tratam da capacidade hospitalar e da disseminação do vírus.
Marília tem apresentado aumento no número de mortes e ainda tem uma elevada média móvel de novos casos de Covid-19, o que pode ter atrapalhando um eventual avanço para fase menos restritiva.
Uma nova reclassificação está marcada para acontecer no dia 16 de novembro – um dia após a eleição municipal. Até lá Marília só pode mudar para fases mais restritivas, caso a situação regional se agrave.