Plano de governo de Daniel, com metas de gestão, é publicado com atraso
A Justiça Eleitoral publicou o plano de governo do prefeito de Marília e candidato à reeleição Daniel Alonso (PSDB). O documento foi protocolado no dia 29 de setembro e juntado à documentação do candidato na última terça-feira (6).
Daniel foi o único – entre os oito concorrentes – que não tiveram o plano de governo divulgado imediatamente após o registro de candidatura.
A chapa “Pra frente Marília”, liderada pelo empresário, alegou que a não publicação das propostas seria um erro da Justiça Eleitoral.
O plano, agora público, enaltece realizações do governo Daniel e apresenta, distribuídas em 14 áreas (temas de cada uma das atuais secretarias municipais) propostas para os próximos quatro anos.
Há ainda tópicos sobre o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdub), além da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemar) e do Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm).
Já estavam publicados os planos de governo dos candidatos Adão Brito (PDT), Camarinha (Podemos), Capitão Eliton (PV), Marcos Juliano (PRTB), Marcos Kohlmann (PSL), Nayara Mazini (PSOL) e Professor Juvenal (PT).
Apesar de não ser obrigatório cumprir tudo o que está previsto no plano de governo, o documento é uma exigência da Justiça Eleitoral para protocolo da candidatura desde 2009.
Propostas
Na Educação, segundo o plano de governo apresentado, Daniel pretende zerar no município o déficit de vagas para crianças na faixa etária entre quatro meses a três anos.
O prefeito candidato projeta ainda expandir a modalidade de tempo integral – atualmente em poucas escolas da rede – a um maior número de estabelecimentos de ensino.
Na Saúde, um eventual novo governo teria como uma das metas a implantação de três equipes de Estratégia Saúde da Família nas regiões Norte e Oeste, que têm mais necessidade.
O empresário declara ainda que pretende implantar duas Farmácias Polo: uma na região Leste e outra na Oeste, além de ampliar o Programa Remédio em Casa. Na causa animal – que tem impacto na saúde humana – Daniel projeta um abrigo para animais retirados de acumuladores.
Para o Esporte, faz parte do plano de governo a instalação de piso sintético para prática de atletismo no Poliesportivo Pedro Sola e o Projeto “Domingo na Bike”, que seria uma reedição do projeto de Ciclofaixa aos finais de semana, que a cidade já teve.
O documento protocolado na Justiça Eleitoral prevê, para infraestrutura, pavimentação e interligação em várias regiões da cidade. Na lista consta a conexão entre o Vila Flora III e o Maracá, com uma via marginal à rodovia SP-294.
Outra ligação seria a marginal projetada (Vila Flora III) com o Jardim América 4, além de uma extensa ligação entre o Jardim Acapulco e o Jardim Parati.
Na periferia, o plano de governo prevê interligações entre o Jardim Polyana e o Jardim Firenze 1, na zona Oeste, além de Aniz Badra ao Figueirinha, entre outras listadas na proposta que o eventual segundo governo teria intenção de executar.