MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
seg. 28 set. 2020

Nova geração de videogames terá concorrência inédita

por Agência Estado

A cada seis ou sete anos, desde a década de 1980, a indústria dos videogames traz ao mundo novos consoles, prometendo gráficos de última geração e uma miríade de possibilidades de entretenimento em frente à TV. Em novembro de 2020, o mercado viverá mais um capítulo da chamada “guerra dos consoles”, com o lançamento das novas versões do PlayStation, da Sony, e do Xbox, da Microsoft. Mas, ao contrário de outras temporadas, os dispositivos terão de enfrentar uma concorrência inédita para chamar a atenção dos consumidores.

Em 2013, quando PlayStation 4 e Xbox One foram lançados, o mundo era outro: para jogar games em alto nível, era preciso ter um console ou então um PC potente. Hoje, o cenário é diferente: a evolução dos smartphones tornou-os máquinas de jogo bastante capazes. Sucessos recentes do setor, como Fortnite e Free Fire, devem aos celulares parte de seu prestígio, enquanto a Apple, marca símbolo da categoria, é dona de um serviço de assinatura só de games para os iPhones.

Além disso, a maior parte dos jogos era vendido em caixinhas físicas – e a ideia do streaming, que começava a funcionar no mercado de cinema, ainda era uma promessa de ficção científica nos games. Empresas como Amazon, Microsoft e Google, que disputam o mercado de computação em nuvem, já oferecem com serviços que permitem ao jogador, a partir de dispositivos como tablets, celulares ou TVs, desfrutar de uma biblioteca de jogos sem precisar baixá-los previamente. É como assistir a um filme na Netflix, só que com o controle na mão. Por enquanto, nenhuma das plataformas (Luna, xCloud e Stadia, respectivamente) está disponível no Brasil, mas nos EUA suas assinaturas giram entre os US$ 5 e os US$ 10.

Para piorar, as empresas não contavam que os lançamentos planejados há anos aconteceriam em meio a uma das maiores crises da economia global, o que faz muitos consumidores repensarem suas prioridades. “Com dúvidas sobre desemprego e uma competição entre os próprios eletrônicos, que precisam ser trocados a cada par de anos, nem todo jogador vai achar que o preço dos videogames compensa, ao menos nesse primeiro momento”, afirma André Pase, professor da PUC-RS.

Experiência especial é a aposta das empresas

Para Mikako Kitagawa, analista da consultoria Gartner, é preciso ter em mente, porém, que cada jogador tem um comportamento diferente. “Existe um grande número de pessoas que jogam no celular, mas comprar consoles é algo que ainda faz sentido hoje, porque há jogos que só podem ser aproveitados neles”, afirma. É justamente esse tipo de raciocínio que Sony e Microsoft pretendem utilizar para convencer os consumidores a pôr a mão na carteira. Mas, além de gráficos e controles novos, as duas empresas apostam em estratégias diferentes.

Vencedora da última geração com mais de 112 milhões de PlayStation 4 vendidos, a Sony investe pesado na força de títulos conhecidos para atrair o coração do jogador para o PlayStation 5. No dia do lançamento do console – no dia 12 de novembro nos EUA, 19 de novembro no Brasil –, será possível desfrutar novos games de franquias como Homem-Aranha ou Demon’s Souls, enquanto franquias como God of War, Horizon Zero Dawn, Final Fantasy e Gran Turismo já foram anunciados.

O aparelho chegará ao mercado em duas versões: a mais cara custará R$ 5 mil no Brasil, com leitor de mídia física; já a mais simples sairá por R$ 4,5 mil e não tem o leitor, fazendo o jogador depender apenas de compras digitais. A rival Microsoft, por sua vez, também terá duas versões, mas com distância maior nos preços e maior disparidade: o Xbox Series S, sem leitor de mídia física e com 512 GB de armazenamento, custará R$ 3 mil; já o irmão mais velho Xbox Series X terá o leitor e o dobro de espaço para jogos e arquivos.

A empresa de Bill Gates, no entanto, aposta menos em títulos específicos e mais na força de serviços para emplacar os aparelhos: entre eles, está a biblioteca de jogos Xbox Game Pass, que dá acesso a mais de 100 títulos diferentes, incluindo lançamentos da própria Microsoft, como Gears of War, Halo e Forza, por R$ 30 ao mês. “Com um serviço, a Microsoft permite que o jogador se divirta gastando pouco, sem precisar desembolsar centenas de reais num único jogo”, diz Pase, da PUC-RS. Combinada ao Series S, a tática supostamente permite que os jogadores do Xbox tenham acesso aos games novos pagando menos do que quem estiver com a Sony. A japonesa, por sua vez, também anunciou um serviço parecido para o PlayStation 5, mas por enquanto, ele contém apenas jogos antigos.

Na última semana, a estratégia ganhou ainda mais peso com a aquisição da Bethesda pela Microsoft por US$ 7,5 bilhões – com o negócio, a dona do Xbox colocou dentro de casa marcas como Doom, Quake e Fallout. “É uma movimentação que dobra a aposta no Game Pass, bem esperta, logo antes do lançamento do novo console”, afirma o analista Dan Ives, da Wedbush Securities. No futuro, o Game Pass vai ganhar a adição do xCloud, somando pontos na estratégia. É difícil dizer, porém, se as jogadas serão suficientes para roubar a atenção dos fãs do PlayStation e inverter a atual lógica do mercado. O fim de ano, porém, é logo ali.

Nintendo é a ‘terceira via’ para os fãs de jogos

Aqui no Brasil, os dois aparelhos terão de disputar espaço também com um rival que já é bastante conhecido lá fora, mas aqui tem sabor de novidade: o Nintendo Switch. Misto de console de mesa e portátil lançado pela tradicional marca japonesa em 2017, o aparelho começou a ser vendido no Brasil no último dia 18, por R$ 3 mil – lá fora, custa US$ 299. Antes da chegada oficial, o Switch era encontrado no mercado cinza, por preços que variavam até R$ 5 mil, mas ainda assim atraíam os fãs de personagens como Mario, Zelda e Donkey Kong.

É mais neles e na versatilidade do aparelho, que pode ser jogado em qualquer lugar, e menos no poder dos gráficos, que a Nintendo aposta para se diferenciar. Em entrevista recente, Bill van Zyl, diretor da japonesa na América Latina, diz que não teme a concorrência de Sony e Microsoft. “O Switch e o que a Nintendo faz são únicos, com um videogame que pode ser portátil ou jogado em casa e personagens que só nós temos, como Mario, Zelda e Pokémon” disse ele ao Estadão.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 3
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 4
    Mecânico é investigado por matar a própria cachorra após briga entre animais

Escolhas do editor

RAIO-X
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigorComarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do anoCâmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz técnico Ricardo Costa‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz técnico Ricardo Costa
‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz técnico Ricardo Costa
ROUBO TENTADO
Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de MaríliaDupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília

Últimas notícias

Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras
Governo oficializa novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação
Estado é condenado a providenciar AVCB para escolas estaduais de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie