MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 16 set. 2020

Rede municipal mantém nota do Ideb estável, mas bate meta

por Leonardo Moreno

Nota da rede municipal (Imagem: Reprodução)

Pela primeira vez desde 2011, a nota da rede municipal de educação ficou estável – ou seja, não aumentou nem diminuiu entre uma edição e outra do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A nota referente aos municípios é divulgada a cada dois anos e o desempenho obtido em 2019 acaba de ser disponibilizado para consulta. Os dados foram abertos nesta terça-feira (15).

No caso do município são avaliadas apenas as notas tiradas pelos alunos da 4ª série (5º ano) no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

No ano passado a nota de Marília foi 7,2. É a mesma pontuação obtida em 2017, a versão anterior do levantamento.

Apesar de não ter sido registrada melhoria no Ideb local, a nota obtida em 2019 foi suficiente para bater a meta daquele ano, fixada em 7,0.

Na realidade, a nota de 7,2 é equivalente à meta de 2021 para a rede municipal de ensino.  De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Ideb, no início da série histórica, em 2005, a nota local foi de 5,4.

Desde então, o Ideb das escolas municipais aumentou em média 1,8 pontos. Em nenhuma edição, as escolas da Prefeitura de Marília ficaram abaixo da meta estipulada, nem houve queda na nota.

Estado

(Imagem: Reprodução)

Diferente da rede municipal, em 2019 as notas dos alunos da rede estadual que estão na 4ª série (5º ano) caíram pela primeira vez, de 7,4 em 2017 para 7,2. Mesmo assim, a meta para o ano passado – que era de 7,1 – foi batida.

No caso da rede estadual também são avaliadas as notas do Ideb referentes à 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental e ao 3º ano do Ensino Médio – que não são oferecidos pelo município, cuja rede é voltada para o ensino infantil.

(Imagem: Reprodução)

No caso da rede estadual, a nota dos alunos da 8ª série (9º ano) ficou mais uma vez abaixo da meta – o que vem ocorrendo desde 2011.

Neste caso, o desafio era atingir a nota 6,0, mas o que se obteve foi uma nota 5,4. Ao menos houve avanço considerável em comparação com 2017, quando a nota foi 5,0.

No caso do 3º ano do Ensino Médio, a nota da rede estadual de Marília conseguiu bater a meta que era de 4,5 – exatamente a pontuação obtida. Em 2017 a nota local foi 4,0 – naquele ano não havia meta para está série.

(Imagem: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
  • 2
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 3
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
  • 4
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de MaríliaJúri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
CULTURA JAPONESA
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
VIOLÊNCIA
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oesteJovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
TUPÃ FOLIA 2026
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidadesMaior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades

Últimas notícias

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai
Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF
Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie