Candidato deve ter e-mail próprio para Enem
Começam hoje (25) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, com uma novidade: é preciso ter e-mail próprio. Os interessados em se inscrever no Enem que não tenham endereço de e-mail próprio devem providenciá-lo para fazer a inscrição.
Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes. Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.
As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet, no próprio site do exame. Os candidatos devem se inscrever a partir das 10h. O prazo se encerra dia 5 de junho às 23h59. As provas serão aplicadas no dia 24 e 25 de outubro.
A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios, ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será responsabilidade do estudante fazer a verificação.
O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa.
Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.