Marília lidera ranking com menores indicadores de mortes por Covid
Marília lidera ranking entre os municípios – com mais de 100 mil habitantes – que tiveram os indicadores mais moderados de óbitos durante a pandemia. A cidade tem índice de 12,6 mortes por cada 100 mil moradores. A média paulista é de 66,8 óbitos.
O levantamento foi apresentado pela Prefeitura de Marília durante a entrevista coletiva semanal e pronunciamento pelas redes sociais, com participação do prefeito Daniel Alonso (PSDB), secretário da Saúde do município, Cássio Luiz Pinto, e a equipe técnica.
O ranking foi preparado pela Comissão de Estudos Epidemiológicos para Enfrentamento da Covid-19 da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
A segunda cidade com indicador mais moderado é São Carlos, que teve 14,3 mortes a cada 100 mil habitantes – veja a relação completa abaixo.
“Se considerarmos a média de São Paulo, em Marília conseguimos salvar pelo menos 130 pessoas. Se o objetivo é salvar vidas, então o melhor indicador para avaliar o resultado do trabalho é número de mortos, embora nosso desejo era que não tivéssemos perdido nenhuma pessoa para a doença”, disse Daniel.
Testes
Segundo dados apresentados pelo supervisor da Vigilância Sanitária, Luciano Vilela, já foram realizados desde o início da pandemia 18.576 testes, entre os diversos tipos de exames.
Foram 6.336 testes sorológicos, 5.560 exames RT-PCR (o popular cotonete) e 6.540 testes rápidos sorológicos. A cidade teve 2.054 casos positivos e 30 óbitos. Nesta sexta-feira (4), Marília tinha 71 pessoas internadas.