Marília volta para a fase amarela do Plano São Paulo
Duas semanas após o rebaixamento para a ‘fase 2 – laranja’, o governo do Estado anunciou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4), a volta da região de Marília para a ‘fase 3 – amarela’ a partir de segunda-feira (7).
Com isso, o comércio pode voltar a abrir oito horas por dia com capacidade limitada a 40% da lotação total. É preciso manter medidas como uso de máscara, distanciamento social e oferta de álcool em gel.
Os shopping centers também podem funcionar por oito horas, com as mesmas restrições do comércio em geral. Praças de alimentação podem voltar a abrir, desde que alocadas em áreas arejadas.
As mesmas regras – oito horas de funcionamento e capacidade máxima de lotação em 40% do normal – também valem para o setor de serviços.
Em relação a bares e restaurantes, a volta ao funcionamento presencial é possível caso os estabelecimentos sejam ao ar livre ou em áreas arejadas. As mesmas regras de oito horas e 40% da lotação também valem – assim como uso de máscara, espaçamento e outras indicações.
Além disso, o consumo no local é autorizado somente até às 17h. Depois de 14 dias na fase amarela, o consumo no local pode ser estendido até às 22h.
Salões de beleza e barbearias podem voltar a funcionar – igualmente por no máximo oito horas por dia e capacidade máxima em 40%.
No caso das academias, a lotação máxima é de 30% dos tempos de normalidade – e também por oito horas. Deve haver agendamento prévio, com hora marcada, e permissão apenas para aulas e treinos individuais.
Salões, barbearias e academias também devem exigir máscaras e precisam ofertar álcool aos clientes.
Eventos, convenções e atividades culturais só são permitidos após 28 dias da região na fase amarela, com uma série de restrições.