Campanha de vacinação da tríplice viral é prorrogada
A Secretaria Municipal da Saúde informou que o final da campanha de vacinação da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), que aconteceria nesta segunda-feira (31), foi prorrogada pelo Governo do Estado de São Paulo para o dia 31 de outubro.
A prorrogação da campanha deve-se aos baixos índices de vacinação em todo o Estado. Em Marília a cobertura de vacinação contra o sarampo atingiu somente 5,16% (3.414 doses administradas) da população alvo da segunda fase da campanha contra o sarampo (20 a 49 anos de idade – 66.132 pessoas).
As doses da vacina tríplice viral continuarão sendo aplicadas neste grupo de forma indiscriminada, ou seja, estas pessoas deverão receber um reforço mesmo que já tenham as duas doses completas na carteirinha.
Já para a faixa de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos, um profissional de saúde avalia a situação vacinal e, se preciso, aplica a dose para os casos que ainda não tiverem o esquema de imunização completo.
No estado o índice de vacinação alcançado foi de apenas 6,7%, com 845,5 mil vacinados, de um total de 12,6 milhões de pessoas nesse público.
Em Marília os baixos índices levaram a Secretaria da Saúde por meio do setor de Vigilância Epidemiológica a desenvolver as seguintes estratégias:
– Vacinação casa a casa em regiões de maior vulnerabilidade social;
– Planejamento e parcerias com empresas que apresentaram surto de Sarampo no ano de 2019;
– Vacinação no Quartel da Polícia Militar devida à baixa adesão à vacinação de Influenza e Sarampo (Concluído);
– Busca ativa da população alvo pelos Agentes Comunitários de Saúde;
– Nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro será realizada vacinação no comércio da região central para a população em geral e colaboradores;
– Vacinação nos eventos que serão promovidos pela Vigilância Epidemiológica para Testagem de Covid-19;
– Parceria com supermercados e shoppings, devido à grande circulação de pessoas e colaboradores (essas ações serão realizadas aos sábados conforme disponibilidade de Recursos Humanos).
Segundo a encarregada Sala de Vacina da Secretaria da Saúde de Marília, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, a vacina é contraindicada para bebês com menos de seis meses, bem como para pessoas imunodeprimidas e gestantes.
BALANÇO
Na campanha no comércio central de Marília, a equipe de Vigilância Epidemiológica e da Sala de Vacina Central realizou ações de Imunização e administrou 476 doses de tríplice viral, 625 doses de Influenza e 106 doses de vacina de rotina (entre elas: Hepatite B, Febre Amarela e Dupla Adulto), totalizando 1.207 doses de vacinas administradas entre os dias 25 e 29 de agosto.