Florada de ipês embeleza todas as regiões de Marília
Por toda a cidade de Marília a florada dos Ipês-brancos pode ser apreciada, mas a maior concentração deles fica, sem dúvida, dentro do Bosque Municipal Rangel Pietraroia.
As cerca de 500 árvores do local foram plantadas em 1992 pelos alunos das escolas estaduais Amílcare Mattei e Wanda Helena Toppan Nogueira.
Nativo das regiões do serrado, o Ipê-branco está presente em várias regiões de Marília. Utilizadas em calçadas e às margens das rodovias, a árvore tem grande efeito paisagístico e serve de alento para muitos marilienses.
A florada do Ipê-branco dura poucos dias e costuma acontecer entre os meses de agosto e outubro. Em alguns anos, a depender das condições climáticas, podem acontecer duas floradas – a segunda menos intensa.
O Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”. É conhecida também como planta do mel no Brasil e na Argentina.