Prefeitura realiza vacinação da tríplice viral no comércio
A campanha de vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) tem registrado baixo índice em Marília, sendo que no mais recente levantamento apenas 4,71 % do público alvo recebeu a vacina. Diante desta situação, a Vigilância Epidemiológica criou algumas estratégias para tentar melhorar este índice.
Além das vacinações nas unidades de saúde (ver relação abaixo), desde terça-feira, dia 25, equipes da Vigilância Epidemiológica estão percorrendo o comércio de Marília vacinando a população em geral e os colaboradores das empresas, onde é possível alcançar um grande número de pessoas entre 20 e 49 anos que também são público alvo da vacina.
Outras estratégias também serão realizadas pela Vigilância Epidemiológica para alcançar o maior número possível do público alvo:
– Vacinação casa a casa em regiões de maior vulnerabilidade social.
– Vacinação de 3.000 colaboradores da empresa Pashoalotto em Marília.
– Planejamento e parcerias com outras empresas que apresentaram surto de sarampo no ano de 2019, que serão divulgadas oportunamente.
– Vacinação no Quartel da Polícia Militar devido à baixa adesão à vacinação de Influenza e Sarampo (concluído).
– Busca ativa da população alvo pelos Agentes Comunitários de Saúde.
– Vacinação nos eventos que serão promovidos pela Vigilância Epidemiológica para testagem de Covid.
A campanha tem os seguintes públicos alvo: devem receber uma dose de intensificação; Pessoas de 1 ano a 29 anos, caso tenham recebido apenas uma dose, deverão procurar uma unidade de saúde para receberem a segunda dose da Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e Rubéola); e pessoas de 20 a 49 anos de idade devem receber uma dose de Tríplice Viral, independente da quantidade de dose recebida.
A enfermeira da Sala de Vacinas, Juliana Carvalho Bortoleto, lembra que as mulheres que forem se vacinar precisam ter certeza de não estarem grávidas, já que a vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes.
ONDE VACINAR?
Em virtude da pandemia do Coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF Vila Real, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros, UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III, USF Jardim Julieta e USF Parque das Nações.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.