Taxa de mortalidade por Covid-19 na região de Bauru é o dobro de Marília
Passados quatro meses da pandemia do novo coronavírus, a região administrativa (RA) de Marília registra menos da metade das mortes que já foram computadas na região de Bauru. Os dados foram atualizados pelo Marília Notícia neste domingo (16) pela manhã.
As informações têm como base a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade), que observa os números informados pelas secretarias municipais de saúde.
A taxa de mortes por Covid-19 na regão de Bauru é de 27 para cada 100 mil habitantes. Já na região de Marília, este indicador esta em 13 pela mesma proporção de moradores.
A região administrativa de Bauru – formada por 39 municípios e população de 1.124.232 – registrou 304 mortes de pessoas que testaram positivo para Covid-19. Desse total, 111 casos são referentes a moradores da cidade polo regional.
Já a região administrativa de Marília – composta por 51 municípios e população de 981.704 moradores – apurou 131 óbitos que tiveram, entre suas causas, a Covid-19. Marília, a cidade polo, teve 24 mortes.
Focos da Covid-19
Uma análise mais detalhada entre os municípios que compõem a região ajuda a explicar a diferença, em áreas tão próximas no mapa paulista.
Com exceção de Marília, as cidades mais populosas da região são Ourinhos (13 óbitos) e Assis (18). Na RA mariliense ainda há 22 municípios sem nenhum registro de mortes por Covid-19.
Já na região de Bauru, além da epidemia estar mais agressiva na cidade sede, também existem focos mais expressivos de propagação do coronavírus em pelo menos mais três outras localidades.
Em Jaú, 38 pessoas morreram com diagnóstico de Covid-19. Já em Lençóis Paulista, foram 33 e em Lins 30 mortes. As três cidades somam 288 mil habitantes e mais de 100 óbitos.
Na região administrativa de Bauru, apenas cinco municípios ainda não registraram óbitos. A ocupação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade, segundo a Prefeitura, estava em 95% neste sábado.
Na Direção Regional de Saúde (DRS), que tem área aproximada, mas não exatamente a mesma da RA, a taxa de ocupação para Bauru e região estava em 79%, com 113 pessoas internadas em terapia intensiva.
Já na região de Marília, segundo dados da Fundação Seade, a ocupação está em 46,1% dos leitos de UTI. Na cidade, que é polo regional de saúde, esse índice é maior e a média está em 60% de ocupação nas três instituições – Hospital das Clínicas (HC), Santa Casa e Hospital Unimar.