Córrego em Padre Nóbrega volta a ser contaminado com esgoto
Esgoto produzido em residências do bairro Maracá e adjacências voltou a contaminar o Córrego das Araras e poluir um curso d’água que segue até uma cachoeira, localizada no distrito de Padre Nóbrega.
Há cerca de dois anos, o Marília Notícia denunciou a agressão ao meio ambiente. Na época, o Departamento de Água e Esgoto (Daem) anunciou reparo no local.
A autarquia confirmou o problema e disse que havia detectado vazamento de esgoto, devido a um problema na bomba na subestação elevatória da região.
Nesta semana, novas fotos enviadas por moradores ao site mostram a situação atual. É possível observar a mistura de uma água escura e espuma branca e espessa com o córrego limpo.
“Em um trecho, a água está com aspecto bom, sem cheiro. É o curso d’água que vem do condomínio Green Valley. Já em outro, perto do posto de saúde do Maracá, você percebe o óleo na água e o mau cheiro. Isso não pode continuar”, afirma um dos moradores.
Além de comprometer a saúde das pessoas que frequentam a cachoeira, o lançamento do resíduo pode ser considerado crime ambiental, por comprometer a nascente situada em uma Área de Preservação Permanente (APP).
Outros materiais poluentes, como garrafas e sacos plásticos, ainda são encontrados no trajeto do córrego.
O MN questionou a Prefeitura de Marília sobre a contaminação. O Daem, através da assessoria de imprensa, se comprometeu a averiguar a situação.