Irritado, Camarinha ameaça servidores municipais
O servidores públicos municipais entraram no quinto dia de greve em Marília. Na manhã desta segunda-feira (18), representantes do Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Município de Marília) bloquearam a saída dos caminhões da coleta de lixo da garagem.
Segundo o sindicato, os veículos da coleta de lixo e transporte escolar estão em péssimo estado de conservação. Alguns caminhões inclusive tinham os pneus se desfazendo. “Os pneus estão totalmente carecas, falta de iluminação, falta de lanterna, falta de extintores. Então nós seguramos esses caminhões para não acontecer uma tragédia”, disse Mauro Cirino, presidente do sindicato.
Como nos dias anteriores, cerca de 700 pessoas fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura. A Avenida Sampaio Vidal foi interditada por centenas de funcionários da educação, Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), saúde, coleta de lixo, dentre outros setores.
Os trabalhadores pedem reposição salarial de 8,42% mais 10% de aumento real e administração de Vinícius Camarinha (PSB) ofereceu apenas 4,5%.
Camarinha irritado
O prefeito ficou muito irritado com a continuação da greve e a tentativa de bloqueio na saída da frota municipal. Camarinha afirmou que irá descontar os dias dos servidores que não registrarem o ponto (a ação ainda precisa ser julgada).
“Quem não está trabalhando terá os dias descontados, conforme a lei, além de perder a licença prêmio e outros benefícios. A lista paralela que alguns servidores municipais estão assinando não tem nenhuma validade para abono dos dias parados”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com Vinicius, “a paralisação é parcial e não afeta os serviços prestados pela Prefeitura”. Em nota enviada para o Marília Notícia, a Prefeitura dispara contra os grevistas: “Abusando do direito de greve – que até o momento conta com baixa adesão dos servidores públicos do município – os representantes do Sindimmar promoveram “piquetes” em frente à garagem municipal – localizada na Avenida República, tentando atrapalhar o tráfego dos caminhões utilizados na coleta de lixo”.
Esta terça-feira (19) deve ser de mais protestos dos servidores. Com relação ao mau estado dos caminhões, a assessoria de comunicação informou que foi providenciada a compra imediata de 42 pneus para a substituição.