MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 11 ago. 2020

Prefeitura aciona bombas do sistema de tratamento do Palmital

por Carlos Rodrigues

Grupo acompanha o início da entrada de esgoto para tratamento na lagoa de aeração (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Durante uma visita técnica na manhã desta terça-feira (11) à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Palmital, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) acompanhou o início do bombeamento, para encher pela primeira vez as lagoas. Ainda em fase de testes, o sistema iniciou o tratamento de esgoto no local.

A estação está sendo construída numa área de 157 mil m² na zona leste da cidade, ao lado do distrito de Dirceu, com acesso pelo final da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Reinaldo Pavarini, diretor da Replan Saneamento e Obras – empresa responsável pela execução do projeto – afirmou que a obra está adiantada em relação ao prazo de execução.

Obra será 100% concluída e entregue com quatro meses de antecedência (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

“A previsão era concluir em abril de 2021, mas deixaremos a obra totalmente pronta até dezembro. Estamos com uma equipe de 70 colaboradores trabalhando diariamente e para a Replan será uma honra entregar essa obra, pois somos marilienses e queremos a nossa cidade crescendo cada vez mais.”

Com o início do bombeamento nesta terça, a previsão é que as lagoas estejam cheias entre 50 e 60 dias.

“São duas lagoas de aeração, com 133 metros de comprimento por 77,40m de largura e profundidade de 5 metros, cada uma delas. Existem outras quatro lagoas de decantação, com 133m de comprimento por 7 metros de largura. Teremos duas bombas jogando a água e acredito que em até 60 dias as lagoas estarão cheias”, disse o engenheiro Rodrigo Ercílio Coneglian, responsável pela obra na bacia do Palmital.

Sistema será responsável pelo tratamento do esgoto das regiões Norte e Leste da cidade (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

A obra na ETE da bacia do Palmital teve início no dia 13 de fevereiro e será concluída até dezembro. A parte interna de tubulação das lagoas, a rede de água e elétrica já estão prontas.

Agora estão sendo feitas as canaletas, caixa de areia e gradeamento. Somente aqui na bacia do Palmital serão tratados 487 litros de esgoto por segundo, beneficiando 110 mil moradores das regiões leste e norte da cidade, além de parte do centro.

Apresentação

Alonso fez a visita técnica acompanhado do diretor da Replan, Reinaldo Pavarini, e pelos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e Cícero do Ceasa (PV).

Lagoas devem levar três meses para encher totalmente (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Também participaram da visita o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), André Ferioli e o presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera, entre outras autoridades.

O grupo foi recepcionado pelos engenheiros Rodrigo Ercílio Coneglian, José Camilo Mugnai Vieira e Leonardo Pavarini.

“É mais um dia histórico para Marília, pois estamos acompanhando o início do tratamento de esgoto também na bacia do Palmital, a última que está em construção. A nossa gestão está resolvendo o maior problema de saúde ambiental de Marília e região. Até o final do ano, a nossa cidade terá 100% do esgoto tratado”, garantiu Daniel Alonso.

Obras, segundo Daniel Alonso, tem economia de recursos e de tempo (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

O chefe do Executivo destacou ainda a grandiosidade da obra da ETE. São 430 mil metros quadrados de construção das três bacias – Pombo, Barbosa e Palmital -, que irão tratar 1.112 litros de esgoto por segundo. A obra do tratamento de esgoto era um sonho de Marília e que se tornou realidade da nossa gestão.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera, parabenizou a administração pela execução da obra. “Foram mais de 25 anos de espera e o prefeito Daniel está de parabéns, pois está concluindo a obra mais esperada e que trará grandes benefícios para o município e seus moradores. Haverá melhora na saúde e na qualidade de vida da população, além de atrair mais empresas e investimentos para Marília.”

Outras bacias

Em 2019 o prefeito Daniel Alonso já havia entregado as duas primeiras obras do sistema: a Bacia do Pombo e Bacia do Barbosa. Juntas as estações tratam 70% do esgoto de Marília.

Chefe do Executivo levou ao local o presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

A bacia do Pombo recebe por segundo 209 litros e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas oeste e norte; e a do Barbosa atende 85 mil pessoas da região central e da zona sul com 416 litros por segundo de esgoto, já estão em pleno funcionamento.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie