Prefeitura aciona bombas do sistema de tratamento do Palmital
Durante uma visita técnica na manhã desta terça-feira (11) à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Palmital, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) acompanhou o início do bombeamento, para encher pela primeira vez as lagoas. Ainda em fase de testes, o sistema iniciou o tratamento de esgoto no local.
A estação está sendo construída numa área de 157 mil m² na zona leste da cidade, ao lado do distrito de Dirceu, com acesso pelo final da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Reinaldo Pavarini, diretor da Replan Saneamento e Obras – empresa responsável pela execução do projeto – afirmou que a obra está adiantada em relação ao prazo de execução.
“A previsão era concluir em abril de 2021, mas deixaremos a obra totalmente pronta até dezembro. Estamos com uma equipe de 70 colaboradores trabalhando diariamente e para a Replan será uma honra entregar essa obra, pois somos marilienses e queremos a nossa cidade crescendo cada vez mais.”
Com o início do bombeamento nesta terça, a previsão é que as lagoas estejam cheias entre 50 e 60 dias.
“São duas lagoas de aeração, com 133 metros de comprimento por 77,40m de largura e profundidade de 5 metros, cada uma delas. Existem outras quatro lagoas de decantação, com 133m de comprimento por 7 metros de largura. Teremos duas bombas jogando a água e acredito que em até 60 dias as lagoas estarão cheias”, disse o engenheiro Rodrigo Ercílio Coneglian, responsável pela obra na bacia do Palmital.
A obra na ETE da bacia do Palmital teve início no dia 13 de fevereiro e será concluída até dezembro. A parte interna de tubulação das lagoas, a rede de água e elétrica já estão prontas.
Agora estão sendo feitas as canaletas, caixa de areia e gradeamento. Somente aqui na bacia do Palmital serão tratados 487 litros de esgoto por segundo, beneficiando 110 mil moradores das regiões leste e norte da cidade, além de parte do centro.
Apresentação
Alonso fez a visita técnica acompanhado do diretor da Replan, Reinaldo Pavarini, e pelos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e Cícero do Ceasa (PV).
Também participaram da visita o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), André Ferioli e o presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera, entre outras autoridades.
O grupo foi recepcionado pelos engenheiros Rodrigo Ercílio Coneglian, José Camilo Mugnai Vieira e Leonardo Pavarini.
“É mais um dia histórico para Marília, pois estamos acompanhando o início do tratamento de esgoto também na bacia do Palmital, a última que está em construção. A nossa gestão está resolvendo o maior problema de saúde ambiental de Marília e região. Até o final do ano, a nossa cidade terá 100% do esgoto tratado”, garantiu Daniel Alonso.
O chefe do Executivo destacou ainda a grandiosidade da obra da ETE. São 430 mil metros quadrados de construção das três bacias – Pombo, Barbosa e Palmital -, que irão tratar 1.112 litros de esgoto por segundo. A obra do tratamento de esgoto era um sonho de Marília e que se tornou realidade da nossa gestão.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera, parabenizou a administração pela execução da obra. “Foram mais de 25 anos de espera e o prefeito Daniel está de parabéns, pois está concluindo a obra mais esperada e que trará grandes benefícios para o município e seus moradores. Haverá melhora na saúde e na qualidade de vida da população, além de atrair mais empresas e investimentos para Marília.”
Outras bacias
Em 2019 o prefeito Daniel Alonso já havia entregado as duas primeiras obras do sistema: a Bacia do Pombo e Bacia do Barbosa. Juntas as estações tratam 70% do esgoto de Marília.
A bacia do Pombo recebe por segundo 209 litros e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas oeste e norte; e a do Barbosa atende 85 mil pessoas da região central e da zona sul com 416 litros por segundo de esgoto, já estão em pleno funcionamento.